Segundo o jornal "Extra" desta quinta-feira (5), Toni vai a um galpão onde se encontram os ex-prisioneiros da guerra acompanhado de Mundo (Domingos Montagner). Ela não vai acreditar quando descobrir que a mulher está viva. Emocionada, ela diz: "Eu voltei, meu amor. Voltei pra você! Eu vivi no inferno! Mas não tiraram de mim o mais importante. A esperança... O desejo de viver... E o meu amor por você! Foi o meu amor que me deu forças pra continuar, Toni".
Em seguida os personagens se beijam e ela se declara: "Nos piores momentos, eu pensava em você. Na nossa vida e no nosso amor. Foi ele que me encheu de esperança". Toni pergunta pelo filho e ela avisa que o bebê foi tirado dela. "Minha esperança era que você tivesse encontrado o menino, em algum orfanato no Brasil".
Sem saber o que fazer, Toni leva Gaia para a sede do partido e conta que está casado com outra mulher. "Você ficou ausente muito tempo. Nestes dez anos tanta coisa aconteceu... Cheguei a receber a notícia de que você tinha morrido".
Cheia de esperança, ela responde e se aproxima para beijá-lo. "Por pouco isso não aconteceu... Mas eu não morri, meu amor! Eu estou aqui! E é só isso que importa! Não diz nada agora. Me abraça! Vamos retomar o nosso amor! Vamos encontrar o nosso filho! Eu te amo, Toni! Eu te amo muito!".
"Gaia, eu... Estou casado com outra mulher", diz o personagem de Thiago Lacerda tentando se explicar. "Tenta entender. Foi muito difícil pra mim. Passei dez anos na cadeia sem ter notícias suas e do nosso filho. Depois recebi a informação de que vocês estavam mortos. Achei que nunca mais fosse me recuperar dessa dor. Que nunca mais fosse amar ninguém. Até que... Até que conheci a Hilda".
Mesmo confuso, ele garante que vai continuar do lado da ex. "Mas eu juro que não vou te deixar desamparada. Juro! Vou ficar do teu lado e te dar todo apoio!".
Em entrevista ao site oficial de "Joia Rara", Ana Cecília Costa contou como foi o processo de mudança de visual para a nova fase da personagem. "A Gaia foi ao inferno e está de volta. Ela fez uma travessia pelo que há de pior no ser humano, foi prisioneira em um campo de concentração e sobreviveu. Ela vai lutar pela reconstrução de sua família. A personagem também terá uma dimensão política fortíssima", explicou a artista que emagreceu 5kg.
"Achei a mudança fundamental para sentir fisicamente a vulnerabilidade e a desproteção dela. A Gaia é uma personagem que merece o sacrifício das minhas madeixas, merece que eu dê o melhor de mim... Cumpri a meta cortando açúcar, massas e todas as besteiras que a gente sabe que engordam. Voltei a correr e andar de bicicleta regularmente", concluiu.