A novela "Joia Rara" , da TV Globo, levou o prêmio em sua categoria do Emmy Internacional, realizado nesta segunda-feira (24), em Nova York, nos Estados Unidos. A trama de Thelma Guedes e Duca Rachid foi indicada ao lado das produções canadense "30 vies (30 lives)", portugesa "Belmonte" e filipina "My Husband's Lover". No ano passado, a novela "Lado a Lado" venceu o prêmio de melhor novela e Fernanda Montenegro, de Melhor Atriz.
O troféu foi entregue pela atriz inglesa Erin Richards e recebido pelas autoras da novela e pela diretora Amora Mautner. Além delas, subiram ao palco os diretores Joana Jabace e Fábio Strazzer, e a atriz Paula Burlamaqui, que integrou o elenco de "Joia Rara". Vilão da trama, José de Abreu foi indicado pela Globo para concorrer como Melhor Ator, mas não foi escolhido.
"É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento. Escrevemos esta história com o coração, pensando em levar uma mensagem de paz e compaixão. Saber que esta mensagem foi tão bem recebida é muito importante", afirmou Thelma Guedes. "Acho que já é uma vitória ficar como finalista deste prêmio. Talvez tenha sido o trabalho mais difícil que já fiz. Já me sentia recompensada pelo próprio trabalho. Agora, ainda mais", completou Duca Rachid.
Famosos torcem pelo Brasil no Emmy
André Marques foi à premiação torcer pelas produções brasileiras indicadas. Antes da festa, ele posou no tapete vermelho ao lado de Ana Furtado. "Já na entrada encontrei o meu querido amigo André. Tão chique!", escreveu ela no Instagram. A apresentadora curtiu a noite acompanhada do marido, o diretor Boninho.
Fernanda Montenegro também compareceu ao Emmy e aplaudiu de pé os vencedores. Ney Latorraca, que representava o especial "Alexandre e outros heróis", prestigiou a premiação e posou com André Marques na noite anterior ao evento.
Novela é única vencedora brasileira
A TV Globo ainda concorreu com mais duas produções, o seriado "A mulher do prefeito" e o especial de fim de ano "Alexandre e outros heróis". O Brasil teve outros dois indicados que não venceram: o documentário "De volta", do Canal Futura; e o trabalho "O infiltrado", do The History Channel Latin America, na categoria Non-scripted Entertainment, disputada por atrações sem roteiro pré-definido.
Em setembro, o "Jornal Nacional" e o "Fantástico" concorreram ao Emmy de Jornalismo na categoria Notícia pela cobertura do incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul, em janeiro de 2013. Porém, os dois programas foram derrotados pelo Channel 4 News, do Reino Unido, que conquistou o prêmio com a cobertura da guerra civil na Síria. O "JN" foi representado na noite de gala por Patrícia Poeta.
Roberto Irineu Marinho é homenageado
Filho do fundador da TV Globo, ele foi reconhecido com o prêmio de Personalidade Mundial da Televisão. A estatueta foi entregue pela atriz Gloria Pires e pelo ator Milton Gonçalves. Roberto Marinho já havia recebido a homenagem em 1983.
"É uma grande honra para nós receber este Emmy. Meu pai foi um homem destemido, determinado e visionário. Aos 60 anos, decidiu colocar em prática seu sonho de construir uma empresa de televisão com elevados padrões de qualidade e conteúdo, que valorizam e respeitam a diversidade cultural do Brasil e do seu povo", disse ele.