Na novela "Império", Jurema (Elizângela) está obstinada em descobrir o que aconteceu com seu filho Jairo (Julio Machado). Desconfiada do envolvimento de Cora (Marjorie Estiano), com quem o herdeiro manteve um relacionamento - o rapaz, inclusive, foi o primeiro homem que a vilã viu pelado na vida -, ele irá trabalhar na casa de tia de Cristina (Leandra Leal) nos próximos capítulos.
Passando dificuldades financeiras desde que o marido, Reginaldo (Flávio Galvão), a abandonou novamente, Jurema aceitará prontamente o convite para ser empregada doméstica e, assim, tentar descobrir alguma pista sobre o sumiço de Jairo.
Segundo a coluna "Telinha", do jornal "Extra", a performance dela na cozinha vai agradar toda a família, menos Cora. Desconfiada das reais intenções da empregada, ela estará sempre inventando motivos para reclamar da nova funcionária, a quem já pensou matar jogando da escada, a exemplo do que fez com Fernando (Erom Cordeiro).
Jairo foi morto após roubar diamante cor-de-rosa
Jairo foi assassinado por Cardoso (Ravel Cabral) como vingança por ter roubado do sem-teto seu pedaço do diamante cor-de-rosa. Além dessa parte, o filho de Jurema também pegou o fragmento que estava com o próprio pai para entregar tudo a Cora. Ele queria agradar a vilã para ser o primeiro homem de sua vida.
Ao perceber que seria enrolado, levou a megera para um matagal e a pressionou, mas ela acabou sendo salva por Cardoso. Já há quem aposte que o cadáver de Jairo foi o utilizado por José Alfredo (Alexandre Nero) no plano de sua morte, mas isso ainda não foi confirmado. Nos últimos capítulos, o Comendador ordenou colocar um corpo em decomposição em seu túmulo para provar que morreu e Maria Marta (Lilia Cabral) acreditou no golpe.
Jurema já pressionou Cora em outra ocasião
A ida como doméstica para a casa de Cora não será a primeira vez que Jurema irá se aproximar da vilã para saber notícias do filho. Em capítulos exibidos em dezembro, ela encurralou a megera, mas não teve sorte. "O que é que a senhora fez com meu filho Jairo, sua catraia dos infernos?", perguntou.
"Não fiz nada com o seu filho. Ele é que fez comigo. Me deixou na mão! Largou o emprego sem dar sequer uma satisfação...", alegou Cora. "Olhe bem o meu tamanho e o seu, sujeita! É bom mesmo que seja verdade. Se descobrir que a senhora fez alguma coisa de mal para Jairo, eu lhe arranco de casa pelos cabelos e lhe dou uma surra para Santa Teresa inteira assistir de camarote", prometeu.