A verdade sobre a "morte" de José Alfredo (Alexandre Nero) virá à tona na novela "Império". E quem vai descobrir que o Comendador está vivo é Maria Marta (Lilia Cabral), ex-mulher do milionário, de acordo com o colunista de TV Daniel Castro. Antes de simular sua morte, porém, José Alfredo pede perdão à Maria Isis, e entrega um pedaço de diamante para cada filho.
Maria Marta descobre a verdade quando decide exumar o corpo do dono da Império. Ao ir no cemitério, ela se encontra com Cora (Marjorie Estiano) e acaba dando uma surra na vilã. Logo em seguida, Maria vê na mão da víbora o anel que o Comendador estava usando quando foi enterrado. Descobrindo, assim que José Alfredo simulou sua morte.
Maria Isis questiona morte
Após deixar o túmulo, o milionário será visto pelo porteiro do prédio de Isis (Marina Ruy Barbosa), e vai ligar para a ninfeta, porém só vai ouvir sua voz e nada falará ao telefone. A ruiva procura Maria Marta e questiona: "Eu vim só lhe perguntar uma coisa, dona Marta: e se algum dia a família mandar abrir aquela tampa... E descobrir que ele não está ali?".
Durante conversa com o mordomo Silviano (Othon Bastos), a mãe de José Pedro (Caio Blat) afirma que sente que o Comendador não está morto: "A menina é doida ou está inconformada... Mas o fato é que às vezes eu também sinto que ele ainda está entre nós". Maria vai ao encontro de Merival (Roberto Pirillo) para saber como pode exumar o corpo de José Alfredo. Vale lembrar o empresário vai contar com a cumplicidade de Cristina (Leandra Leal).
Maria Marta chama Cora de 'bruxa'
Quando decide levar flores para o túmulo do Comendador é que a "Rainha do Exílio" dá de cara com Cora, rezando para o milionário. Começa aí a discussão que culmina na surra que a vilã vai tomar da ex-mulher de José Alfredo. Ao perceber que Cora usa o anel do Comendador, Maria Marta dispara: "Esse anel é do José Alfredo! E ele foi enterrado com ele, eu vi. Como é que ele foi parar aí no seu dedo, sua bruxa?".
A víbora só estará com a bijuteria, pois no dia do enterro do milionário vai se esconder no cemitério. O plano de Cora é simples: desenterrar José e lhe dar um último beijo, porém acaba dormindo e só vai despertar quando ouvir o grito do Comendador, ao ser resgatado por Josué (Roberto Birindelli). A vilã, ao chegar perto do túmulo do milionário, só encontra o anel dele: "Ressuscitou! Nem esperou o terceiro dia! Obrigada, Deus... Obrigada por esse milagre! Vou agradecer a essa dádiva ofertando ao Zé todo o amor que acumulei por décadas".