Depois de enganar Cora (Drica Moraes) para conseguir recuperar seu precioso talismã, José alfredo (Alexandre Nero) decide deixar uma parte do diamante cor-de-rosa com cada um de seus filhos na novela "Império". Em cenas que vão ao ar a partir de 9 de dezembro na trama de Aguinaldo Silva, o Comendador recebe a pedra das mãos de Josué (Roberto Birindelli) e fica triste ao ver que ela perdeu o brilho especial que tinha. E antes de forjar a própria morte, ele distribui os pedaços entre os herdeiros.
Quando Maria Marta (Lilia Cabral) roubou o amuleto do marido no Monte Roraima, não imaginou que fosse começar uma saga que terminaria quebrando o diamante em quatro partes, depois de ter sido roubada novamente por Lorraine (Dani Barros). Cora então manipulou Jairo (Julio Machado) e conseguiu reunir os quatro pedaços, que usa para chantagear José Alfredo, exigindo uma noite de amor em troca de ter o diamante de volta.
O que ela não imaginava é que fosse cair no golpe do boa noite cinderela, armado pelo Comendador e seu capanga. Depois de dizer onde tinha guardado o talismã, ela cai no sono e não tem a tão sonhada noite de sexo que havia exigido. Na manhã seguinte a vilã fica tão revoltada que chega a cuspir na cara do magnata e sai no tapa com maria Marta.
José Alfredo decide fazer a partilha do diamante e revela plano para Cristina
Depois de ter resgatado o diamante cor-de-rosa na casa de Cora, Josué leva a pedra para o Comendador. Ao ver que nela não há mais o brilho intenso que a fazia especial, o ricaço se entristece. Em seguida, ele tem uma conversa com Maria Marta, que se mostra arrependida de ter roubado o amuleto e então os dois se perdoam.
Cora ainda consegue se apossar do diamante mais uma vez, porém, recebe uma bofetada de Maria Marta e ao deixar a gema cair no chão, ela se parte em quatro novamente. José Alfredo então entrega um pedaço para cada um de seus filhos e pede que eles nunca se desfaçam do presente, em nenhuma hipóstese.
Para Cristina (Leandra Leal) ele conta suas verdadeiras intenções e pede que ela assuma seu lugar no comando da Império, quando a falsa morte acontecer. Assustada, a moça concorda em ser cúmplice do pai e teme o dia em que tiver que cumprir o combinado. O caçula, João Lucas (Daniel Rocha), fica tocado com o gesto do Comendador e garante a Du (Josie Pessoa) que vai cumprir a promessa que fez quando ganhou a sua parte do diamante.