Depois de passar um susto ao acordar sem ar dentro do caixão, José Alfredo (Alexandre Nero), finalmente será resgatado por Josué (Roberto Birindelli), no capítulo desta segunda-feira (22) da novela "Império". A caminho do cemitério, o braço direito do Comendador vai atropelar Salvador (Paulinho Vilhena), causando desespero no empresário.
Logo após o resgate, Zé Alfredo encontra Cristina (Leandra Leal), escolhida por ele como sua sucessora na empresa, dentro do carro de Josué. Ele agradece pelas rezas da filha e por ela não ter autorizado a cremação de seu corpo. "Eu lhe dei a vida, agora vou ficar lhe devendo a minha própria", garante o Comendador. Emocionado, ele declara para Cristina: "Só queria lhe ver antes de ir embora". E faz uma promessa antes de viajar para o garimpo: "Eu entro em contato quando puder".
Marta desconfia que José Alfredo está vivo e pressiona Cristina
Depois que José Alfredo "morreu", Cristina assumiu o comando da empresa através de uma procuração feita pelo próprio pai. Cúmplice do Comendador no plano da falsa morte, ela passará a ser vigiada de perto por Maria Marta (Lilia Cabral), que não engoliu essa história.
Marta decide pedir a exumação do corpo do marido e se justifica em uma reunião com os filhos e com Cristina: "Eu admito que é só um pressentimento meu, e não tenho nenhuma prova disso. Pode ser maluquice, eu sei, mas a angústia de achar que a gente pode ter cometido esse erro está acabando comigo. É agonia demais! Por isso, exijo que vocês declarem que estão de acordo".
A sobrinha de Cora (Marjorie Estiano) decide se manifestar: "Não! Mesmo que os outros concordem, sou contra. Meu pai descansa em paz naquela campa. E eu jamais vou permitir que abram ela de novo!", diz, tensa, afirmando que pode até entrar na Justiça para impedir. À exceção de Marta, todos concordam com a jovem e a reunião é encerrada.
José Alfredo manda Cristina autorizar exumação de seu corpo
A partir do capítulo de 30 de dezembro, o Comendador põe em prática um novo plano para manter sua farsa, depois que tanto Maria Marta quanto Cora afirmam ter certeza de que ele está vivo. Após dar algumas ordens a Josué, ele manda Cristina autorizar a exumação de seu corpo.
A loira então dá o recado de Marta ao Comendador, que bola um novo plano e manda Josué executá-lo o quanto antes. No capítulo de 3 de janeiro ele diz à filha adotiva que ela já pode permitir a exumação, pois um falso corpo estará em seu lugar no caixão.