A ousadia de José Alfredo (Alexandre Nero) vai além de forjar a própria morte na novela "Império". Nos capítulos que irão ao ar a partir de 30 de dezembro, o Comendador põe em prática um novo plano para manter sua farsa, depois que tanto Maria Marta (Lilia Cabral) quanto Cora (Marjorie Estiano) afirmam ter certeza de que ele está vivo. Após dar algumas ordens a Josué (Roberto Birindelli), ele manda Cristina (Leandra Leal) autorizar a exumação de seu corpo.
Tudo começa depois que Maria Marta passa a vigiar de perto a filha adotiva e sucessora do Comendador e vê Cora usando um anel com o qual seu marido foi enterrado. Uma suspeita paira na cabeça da imperatriz e ela pede a exumação do corpo de Zé Alfredo, mas Cristina é contra e consegue convencer os irmãos a concordarem com ela. Porém, quando Maria Clara (Andreia Horta) comenta com a mãe que viu Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) entrando no carro de Josué, a suspeita se intensifica.
A matriarca dos Medeiros então pressiona Cristina e ameaça denunciá-la por ter envenenado o pai, fazendo assim com que a polícia exume o corpo de qualquer maneira. A loira então dá o recado de Marta ao Comendador, que bola um novo plano e manda Josué executá-lo o quanto antes. No capítulo de 03 de janeiro ele diz à filha adotiva que ela já pode permitir a exumação, pois um falso corpo estará em seu lugar no caixão.
Cora e Maria marta selam acordo para encontrar José Alfredo
Na noite de réveillon, o Comendador deixa suas roupas pretas de lado e veste branco. Como está escondido em Santa Teresa, ele acaba sendo visto por Cora, mas se faz passar por uma assombração para confundir a megera. Mesmo assim, a tia de Cristina resolve ir à casa de Maria Marta e afirma com toda convicção que viu José Alfredo.
E como a imperatriz a essa altura da trama já está com a pulga atrás da orelha, propõe a Cora que as duas se unam a fim de descobrir o paradeiro do "morto". Mesmo tendo levado uma surra da rival por conta do anel que encontrou no túmulo do Comendador, a virgem aceita a proposta. Será que essa parceria vai dar certo?
(por Samyta Nunes)