Mais de 20 anos depois da briga que o deixou marcado física e emocionalmente, Virgílio (Humberto Martins) vai ter sua revanche contra Laerte (Gabriel Braga Nunes ) no capítulo desta quarta-feira (19), na novela "Em Família". Sob o comando do diretor Leonardo Nogueira, Humberto e Gabriel protagonizam a briga dos personagens, que acontece na mesma casa que a primeira, só que agora a situação é inversa, porque em vez de noiva do flautista, Helena (Julia Lemmertz) é mulher do artesão.
Muito tempo se passou desde a noite da despedida de solteiro de Laerte, que na segunda fase foi interpretado por Guilherme Leicam. A vida dos amigos de infância mudou completamente desde então e mesmo tantos anos não foram capazes de apagar o ressentimento de Virgílio - vivido por Nando Rodrigues - que chegou a ser enterrado vivo pelo rival e escapou por pouco da morte.
Ao reencontrar o agressor, o marido de Helena faz questão de dizer que dentro de um mês completam-se 21 anos que brigaram, e comenta: "Como diz a minha mulher: aquele dia não vai acabar nunca". O músico tenta se justificar e amenizar a situação, mas Virgílio ameaça: "Poderia fazer com você a mesma coisa que você fez comigo".
Leonardo Nogueira fala da relevância dessa revanche: "É a cena que todos estão esperando: o reencontro dos protagonistas depois de muito tempo. Dá uma importância maior à trama e mostra que a rivalidade deles continua na fase atual". E explica: "A maior dificuldade é o desgaste físico dos atores. Apesar dos dublês estarem sempre presentes para substituí-los ou passar orientações, é sempre mais real fazer tudo com os atores, além de dar maior liberdade de enquadrar."
Na segunda fase, Guilherme e Nando levaram 12 horas para gravar toda sequência da primeira luta dos personagens, seguida do "enterro" à beira do rio. Leicam contou ao Purepeople que também fez sem dublê, justamente por causa da continuidade e da verossimilhança da cena. Agora, esse confronto é a referência do diretor. "Fazer toda a cena como se estivessem revivendo o que aconteceu 20 anos atrás para remeter à primeira briga. É um reencontro, um acerto de contas, por isso tem que ter esse clima de revanche", conta Leonardo sobre as orientações que deu a Humberto e Gabriel na hora do "gravando".
Até a espora que deixou a cicatriz no rosto de Virgílio será usada. "Quer sentir a mesma dor que eu senti? Ficar com o mesmo sinal?", ele pergunta quando Laerte repete o gesto do passado, na tentativa de alcançar a "arma" improvisada para se defender. E, diferentemente do desfecho anterior, desta vez o pai de Luiza (Bruna Marquezine) leva vantagem, mas o flautista consegue alcançar o carro e fugir.