A segunda fase de "Em Família" fecha a primeira semana de estreia da novela com fortes emoções. No capítulo exibido nesta sexta-feira (7), a briga entre Laerte (Guilherme Leicam) e Virgílio (Fernando Rodrigues) se transformou em uma tragédia, que será responsável pela separação do casal protagonista da trama. Em conversa com o Purepeople, Guilherme conta como foi difícil gravar a cena - que demorou 12 horas para ficar pronta -, e elogia a parceira de cena Bruna Marquezine, que dá vida a jovem Helena: "Ela é uma estrela".
O ator destaca a cena da briga com Fernando Rodrigues como a mais complexa que fez até o momento, mas sai na defesa de seu personagem, apesar de garantir que não seria capaz de matar por amor: "Eu vou defendê-lo, né? (risos). Mas minha forma de me relacionar é completamente diferente da dele. Eu sou muito racional, tranquilo. Se o amor está resolvido, eu sou assim: amor, sexo e filosofia". Confira abaixo a entrevista:
Purepeople: O Laerte nessa segunda fase tem dividido opiniões, por ser doce e apaixonado em alguns momentos, mas violento em outros. Como você o define?
Guilherme Leicam: Ele é um cara legal. Muito jovem ainda, está procurando sua identidade, é impulsivo e vai muito atrás de suas vontades. Faz parte, né? Todo mundo passa por isso. Só que o ciúme dele é obcessivo, o Laerte é apaixonado pela Helena e defende seu amor com unhas e dentes. Esse ciúme é tanto, que ele não consegue se controlar, o que afeta diretamente toda a família: a mãe, o pai, a tia, e a própria Helena, claro, que é a grande provocadora disso, porque ele só que estar em paz com ela e amá-la. Mas se a prima olha para o lado, ele se sente no direito de não deixar isso acontecer. Ele sente que a possui. E teve todo o cuidado do Jayme (Monjardim), sempre cuidando para que o meu personagem não ficasse sendo só rebelde, nem compreensivo demais. Era esse o meu desafio, ele tinha que ficar no meio termo e não ter culpa pelo que ele faz, porque não é por maldade, ele é humano. Eu quis humanizá-lo dessa forma.
Como foi gravar com a Bruna as cenas em que o seu personagem chega a ser agressivo com a Helena?
É tudo técnico. A Bruna é uma excelente atriz técnica, que busca a emoção com muita facilidade e me dá emoção na cena. A gente troca muito. Trabalhar com gente que tem esse brilho diferente é uma coisa que não dá nem para explicar. Ela é linda, talentosíssima, super profissional. E ainda assim tem uma coisa a mais... Ela é uma estrela!
Qual foi a cena mais difícil ou complicada para fazer?
A pior foi a que o Laerte "mata" o Virgílio. Precisamos de 12 horas para gravar uma única cena, foi muita dedicação... Não usamos dublê, porque eu quis sentir de verdade. Tinha toda a segurança que a Globo proporciona e tal... Foi uma dificuldade tremenda arrastar o cara. E era uma pessoa mesmo, não o Nando (Rodrigues), mas não usamos um boneco porque ia ficar falso. Tive que carregar esse 'fardo' na gravação (risos). A cena foi bem difícil, ficamos nela um dia inteiro. Fiquei noites sem dormir, porque o Laerte tinha que estar com os olhos vermelhos na noite que ele tenta enterrar o amigo. Então eu não pude dormir, para ficar na continuidade do personagem. Nada ali é falso, procurei testar meu corpo para fazer de verdade.
Por amor, o Laerte foi capaz de quase matar um rival. Você usou seu lado ciumento no personagem, ou buscou referências como o "Otelo", de William Shakespeare, por exemplo?
Eu não mataria por amor como Otelo e acho que o Laerte também não mataria... O que acontece é que ele acha que matou, mas não foi intencional. Não vamos culpá-lo. Eu vou defender o personagem, né, que é um galã... (risos). Minha forma de me relacionar é completamente diferente da dele. Eu sou muito racional, tranquilo... Se o amor está resolvido, eu sou assim: amor, sexo e filosofia".
Está namorando?
Não. Nesse trabalho, como tudo em que a gente gosta de fazer, dediquei muito do meu tempo, muito foco. Eu namorei com essa novela e me apaixonei por ela. E não estou conseguindo terminar esse relacionamento muito bem... (risos). Porque eu curti muito fazer.
Depois que terminar a segunda fase, você ainda volta em flashbacks do Laerte?
Eu não sei, porque todo o elenco da segunda fase foi contratado apenas para a segunda fase mesmo. Se vier algum flashback vou receber de uma forma maravilhosa, porque eu vou querer o Laerte de novo. Eu não consigo me desapegar dele! (risos).
(Por Samyta Nunes)