Helena (Julia Lemmertz) vai dar o primeiro passo para uma possível reconciliação com Luiza (Bruna Marquezine) na novela "Em Família". Depois do nascimento do bebê de Juliana (Vanessa Gerbelli), Clara (Giovanna Antonelli) incentiva a irmã a se reaproximar da filha. A leiloeira então vai ao apartamento da jovem e fica emocionada ao se deparar com ela vestindo uma cópia do vestido de noiva que foi seu. A cena vai ao ar a partir de segunda-feira (30), na novela das nove da Globo.
Tudo acontece quando Clara toca no nome da sobrinha durante uma conversa que tem com a irmã ainda na maternidade, após o parto de Juliana. "A Luiza está precisando de você tanto quanto você está precisando dela. E você está preocupada com esse afastamento está durando tanto tempo!", afirma. Após se despedir da assistente de fotografia, Helena fica sozinha e reflete sobre as palavras que acaba de ouvir.A mulher de Virgílio (Humberto Martins) resolve procurar a filha e a encontra no meio da prova do vestido de noiva que mandou fazer exatamente igual ao que a mãe usou há mais de 20 anos, quando ia se casar com o mesmo noivo, Laerte (Gabriel Braga Nunes). As duas se encaram por alguns instantes, até que Luiza diz: "Oi, mãe, entra", em seguida, faz menção de descer do banquinho onde está, mas Helena pede: "Não, fique onde está, não desça (...) Está muito bonita".
Luiza agradece e vai em direção à mãe, que está muito comovida. "Sei que isso te faz sofrer por tudo que você lembra, tudo que aconteceu", diz a moça, como justificativa para ir se trocar. "Não há de ser mudando de roupa que você vai me fazer esquecer", ela responde, e mergulha nas lembranças do dia em que não se casou com o flautista.
"Sabe o que eu fico pensando, vendo você assim, com esse vestido? E com esse rosto que eu olho e é como se olhasse no cristal de um espelho? Fico pensando como teria sido o meu dia – depois do casamento (...) Essa parte que não aconteceu, que eu não cheguei a viver, me faz falta. É uma fatia roubada do meu passado... Meu Deus... como teria sido a valsa que ensaiei com o Laerte para dançar naquela noite diante dos convidados? (...) E a primeira noite depois do casamento? E o café da manhã no dia seguinte, nós dois nus no quarto do hotel... Como teria sido tudo isso? Eu nunca saberei...", afirma Helena, e Luiza escuta tudo meio que suspensa no ar. As duas compartilham esse momento de tanta emoção.
Dias depois desse encontro, a leiloeira conversa com o marido sobre a reaproximação. "Ela me disse que foi maravilhoso. Que foi um dos dias mais felizes de toda a sua vida", comenta Virgílio. "Eu também gostei. Lembrei de tudo que aconteceu naquele dia (...) Nunca deixei de amar minha filha, você sabe disso, mas é por isso mesmo, por amar a Luiza mais do que tudo na vida, que eu não posso aprovar o casamento e nem abrir os braços para o noivo", ela responde. Conciliador, o artesão aconselha: "Não se aflija. Um passo de cada vez. Deixa que as coisas aconteçam naturalmente... Sem forçar".
(Por Samyta Nunes)