Depois de queimar a caixa de recordações que guarda de Laerte (Gabriel Braga Nunes), Helena (Julia Lemmertz) vai se desfazer também do seu antigo vestido de noiva, na novela "Em Família". Só que em vez de destruir, ela resolve mandar a peça de presente para Luiza (Bruna Marquezine), que está prestes a se casar com o ex-noivo da mãe. A estudante vê o gesto como um sinal de paz, mas a intenção da leiloeira é outra: "É apenas uma advertência (...) Uma senha para ela se dar conta do perigo que está correndo".
Da fogueira do passado Helena só salva três itens: o medalhão da fênix, um maço de cartas antigas e o vestido, que manda para a lavanderia. Quando o recebe de volta, como novo, Rosa (Tânia Toko) vê a admiração da patroa e pergunta se ela vai guardar. "Vou doar. Vai ser bem aproveitado", responde.
A empregada vê também o medalhão e comenta a beleza da joia, e a filha de Chica (Natália do Vale) avisa que esse também já tem dono. "Você fica olhando muito, fica triste, chora...", diz Rosa. "Não vou chorar mais. O que você viu hoje foi o fim da tristeza", promete Helena, ainda comovida.
Quando chega em casa e se depara com o vestido, Luiza fica supresa. Alice (Érika Januza) questiona o motivo que levou a tia a tomar tal atitude e a noiva conjectura: "Acho que ela pensou bem e está querendo se reaproximar de mim. Porque eu sei que ele me ama, como ela também sabe do meu amor, mas é teimosa, quer sempre ter razão". A filha de Neidinha (Elina de Souza) declara que se casaria com a vestimenta, mas a amiga admite: "Acho que não vou ter coragem...", mas acaba vestindo a peça para ver se serve.
Enquanto isso, Helena explica a Juliana (Vanessa Gerbelli) o porquê do inusitado presente. "Estou me livrando de tudo que me acorrentava ao Laerte. Percebi que só assim vou ter meu marido de volta. Não quero mais tocar no assunto do casamento com a Luiza. Ela que se case com ele, que seja feliz, mas sei que não será. O vestido foi para ela se lembrar do que aconteceu comigo. Não acredito que ela vá usar. É apenas uma advertência. Um sinal. Talvez uma senha para ela se dar conta do perigo que está correndo".
A tia pergunta se esse não é um preço alto demais a ser pago. E ela se justifica: "Talvez sim. Mas se pular fora antes de chegar ao altar, pode evitar uma desilusão maior. A mesma que me empurrou para o buraco em que estou metida até hoje. E que só agora começo a sair dele e ver a luz do sol". As cenas vão ao ar a partir do capítulo de 9 de junho na novela das nove da Globo
(Por Samyta Nunes)