Silvia (Carol Castro) é uma pessoa forte e bastante segura tanto na profissão e quanto no casamento. Mas nos próximos capítulos de "Amor à Vida" a advogada vai mostrar que também tem um lado frágil e vulnerável ao descobrir que um nódulo maligno no seio. Com medo da possibilidade de ter uma doença grave, ela foge de uma consulta com Glauce (Leona Cavalli) e esconde a situação de Michel (Caio Castro), com receio de perdê-lo definitivamente para Patrícia (Maria Casadevall).
Silvia já falou com Glauce que quer se consultar, mas no capítulo de sábado (7), quando aparece no consultório da obstetra, falta coragem e a paciente acaba indo embora antes de ser atendida. "Lembrei que tenho um cliente agendado para esse horário. Diz para Glauce que eu volto outro dia", diz à enfermeira.
De acordo com a coluna Telinha do jornal "Extra", a advogada acaba se consultando com a amiga, que diagnostica o tumor maligno: "Você tem um câncer invasivo com alto grau de diferenciação. O mais indicado, no seu caso, seria a mastectomia total". A médica avisa que Silvia poderá reconstituir a mama com uma cirurgia plástica, mas mesmo assim ela fica chocada e se recusa. "Não, eu não quero! Eu e meu marido, a gente tá passando por uma crise... Eu vou me sentir menos mulher. Tem que ter outro jeito, qualquer outro tratamento", diz.
Vinícius (André Garolli), o mesmo médico que tratou o câncer de Nicole (Marina Ruy Barbosa), também está presente no consultório e informa que infelizmente não existe outra alternativa no estágio em que o tumor se encontra. Ainda assim Silvia decide omitir a doença de Michel. Porém, mesmo sem saber da verdade, o endocrinologista dedica todo seu apoio à mulher e explica para Patrícia, ao cancelar um encontro com a amante: "A Silvia está mal, Pat. Vou dar uma força para ela. Acho que é minha obrigação chegar mais cedo, ficar com ela".
Carol comemorou a reviravolta na trajetória da personagem: "Como atriz, fico feliz pela maneira como o assunto será mostrado. É um alerta para as mulheres, um problema que pode acontecer com qualquer uma". Como Nicole morreu de câncer na trama sem que a Marina Ruy Barbosa ficasse careca, é inevitável pensar se Silvia seria a bola da vez para passar pela triste situação durante o tratamento da doença, e a artista está aberta discutir o assunto. "Sobre o cabelo, é uma coisa a se conversar. Ninguém falou comigo sobre isso, e como essa questão já rendeu tanta polêmica, prefiro me manter distante por enquanto", afirma.