Para resolver o impasse em relação ao destino de Nicole (Marina Ruy Barbosa) após decidir que a moça não vai mais ficar careca em "Amor à Vida", Walcyr Carrasco buscou inspiração Shakespeare. Segundo uma fonte do Purepeople, o desenrolar da trama de Leila (Fernanda Machado) vai lembrar o de Lady Macbeth, uma mulher ambiciosa que depois de instigar seu marido a matar o rei para ficar com o trono, passa a ser assombrada pelo sangue da vítima e acaba enlouquecendo.
Quando decidiu poupar a cabeleira ruiva de Marina Ruy Barbosa e dar um novo rumo à personagem, o autor precisou reescrever algumas cenas e optou pela morte da órfã, ao invés da superação do câncer, conforme estava previsto na sinopse. E nessa reviravolta, Walcyr viu não só a oportunidade de abordar o espiritismo na novela, mas também uma forma de fazer referência a Macbeth, uma das tragédias mais sombrias de William Shakespeare.
No meio teatral, a obra também é conhecida como "A peça escocesa" pois há quem acredite que esta é uma peça amaldiçoada e por isso não pronunciam seu nome. O texto conta a história de um general do exército chamado Macbeth, que recebe uma profecia ao encontrar três bruxas. Elas dizem que ele será rei e que seu amigo Banquo dará origem a uma linhagem de reis, embora ele próprio não se torne um monarca.
Quando Macbeth conta a profecia à sua mulher, ela exerce todo o seu poder sobre o marido para convencê-lo a assassinar o rei e assim poder ficar com a coroa. Porém, depois de conquistarem seu objetivo, Lady Macbeth começa a ser atormentada pela culpa dos crimes que cometeu e em uma célebre cena ela perambula sonâmbula pela casa à noite, tentando lavar manchas de sangue (imaginárias) de suas mãos, enquanto fala todos os segredos terríveis que guarda. Já em "Amor à Vida", Leila será assombrada pelo próprio espírito de Nicole , que morrerá ainda na igreja, logo depois que se casar com Thales (Ricardo Tozzi).
Esta não é a primeira vez que Carrasco traz uma obra do dramaturgo inglês para a TV. Sua novela "O Cravo e a Rosa", de 2000, foi inspirada na comédia "A Megera Domada" e volta ao ar a partir de agosto no "Vale a Pena Ver de Novo".
(Por Samyta Nunes)