Tobias (Raphael Viana) não vai ficar impune após admitir ter sequestrado Zaqueu (Ricky Tavares), nos próximos capítulos da novela "A Terra Prometida". O filho de Quemuel (Raymundo de Souza) e Léia (Beth Goulart) é julgado e a mando de Josué (Sidney Sampaio), chicoteado. O rapto acontece no dia do casamento do arqueiro com Chaia (Juliana Boller), por quem Tobias é apaixonado.
Após fazer Zaqueu refém, o irmão de Samara (Paloma Bernardi) leva o rival para uma caverna e o ameaça com uma lâmina quente. E quem observa de tudo de longe é Yana (Luciana Braga), mãe de Aruna (Thais Melchior), com quem já ficou cara a cara. Para evitar que o arqueiro seja ferido, a mulher misteriosa atira uma flecha em Tobias. O hebreu consegue alcançar a hebreia após uma fuga e ela cai de uma ribanceira.
Léia tenta o perdão do filho
Enquanto isso, o noivo de Chaia consegue se desamarrar e foge para desespero do vilão. Já no acampamento, o filho de Quemuel pede ajuda a Zuma (Iran Meu Nêgo) e diz que fugirá, ao explicar o que fez. Ao mesmo tempo, Zaqueu chega ao Gilgal e revela ter sido raptado por Tobias. Sem saída, o irmão de Samara admite ter raptado o rival. Ao saber que o filho será julgado, Léia implora para Josué perdoar o filho. Mas é tudo em vão.
Durante o julgamento, o líder tribal alega que o filho merece perdão por ter admitido o sequestro. Mas Acã (Kadu Moliterno), a essa altura já envolvido com Mara (Cristiana Oliveira), diz que o sequestrador merece ser punido. Em sua defesa, Tobias diz ter ficado com o rosto desfigurado por culpa de Zaqueu e declara seu amor por Chaia. Os hebreus não aceitam o argumentam e pedem para o filho de Léia ser apedrejado. O noivo de Aruna pondera e ordena que Tobias leve 20 chibatadas, amarrado em um tronco.
Melina se casa com Yussuf após ser recapturada
No reino de Ai, a filha de Ula (Rafaela Mandelli) e Kamir (Roberto Bomtempo) troca de lugar com sua serva, Najara (Cássia Sanches), bem no dia do seu casamento com Yussuf (Iran Malfitano). Melina (Carla Diaz) é recapturada dias depois e de volta ao palácio acaba se casando, a contragosto, com o oficial.
(Por Guilherme Guidorizzi)