Zaqueu (Ricky Tavares) vai ficar pouco tempo longe do acampamento, na reta final da novela "A Terra Prometida". O arqueiro é expulso do Gilgal ao ser considerado culpado pela "morte" de Aruna (Thais Melchior). Nos próximos capítulos da trama bíblica, a mulher de Josué (Sidney Sampai ) é resgatada por soldados cananeus de Jerusalém após levar uma flechada do meio-irmão, Tobias (Raphael Vianna), cair em um rio e ser levada pela correnteza, sendo dada como morta.
No julgamento, o Monstro Hebreu exige o apedrejamento de Zaqueu, mas o marido de Chaia (Juliana Boller) escapa da morte porque Quemuel (Raymundo de Souza) pondera e sai em defesa do arqueiro. Inconformado e não acreditando que a mulher perdeu a vida, Josué ordena novas buscas à Aruna. E é nesse momento que Salmon (Rafael Sardão) e Isaque (Daniel Erthal) acabam encontrando a codorna atingida pela flecha disparada pelo genro de Darda (Ana Barrozo).
De volta ao acampamento, os guerreiros levam a arma até o líder hebreu e todos comprovam que Zaqueu é inocente. Imediatamente, Josué manda o arqueiro retornar ao Gilgal, enquanto Chaia agradece a Deus pela inocência do marido ter sido comprovada. E Zaqueu afirma que alguém armou para que a congregação o culpasse pela morte de Aruna. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do dia 20, na antepenúltima semana do folhetim de Renato Modesto - a novela tem previsão para chegar ao fim no próximo dia 13.
Depois de sequestrar o filho de Raabe (Miriam Freeland) e Salmon, a mulher de Aiúde (Fábio Villa Verde) mata Racal (Gustavo Novaes), em cenas previstas para irem ao ar nesta noite (13), passa a cultuar os deuses pagãos e começa a ouvir vozes e ver vultos. Em conversa com o marido, Mara (Cristiana Oliveira) admite ter raptado o bebê e é ouvida por Josué.
Sem saída, a vilã foge do acampamento e acaba sendo feita refém por um grupo de mercadores de escravos. Em outra ponta, Úrsula (Letícia Peroni) finalmente descobre que a mãe e a avó estão mortas e decide se vingar do próprio pai, Adonizedeque (Mário Frias).
(Por Guilherme Guidorizzi)