Zaqueu (Ricky Tavares) vai ser castigado na reta final da novela "A Terra Prometida". O arqueiro enfrenta o julgamento dos líderes tribais ao ser apontado como culpado pelo desaparecimento de Aruna (Thais Melchior). A mulher de Josué (Sidney Sampaio) é dada como morta ao ser levada por correnteza depois de levar uma flechada de Tobias (Raphael Vianna), como antecipou o Purepeople no final de novembro.
Na frente de toda a congregação, o irmão de Samara (Paloma Bernardi), sua cúmplice no plano para se livrarem de Zaqueu e Aruna, se faz de inocente e exige pena de morte para o arqueiro. O marido de Chaia (Juliana Boller) só escapa da execução porque o líder hebreu afirma acreditar que a mulher está viva. Quem também intervém é Quemuel (Raymundo de Souza). O líder tribal pede que a pena de morte de Zaqueu seja convertida em uma expulsão do arqueiro do acampamento e sua ideia é aceita pelos demais. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do dia 20, na trama da RecordTV.
Mesmo assim, a filha de Darda lamenta a punição escolhida para o marido, entra em desespero ao se despedir dele e tenta ser amparada pela mãe, Darda (Ana Barrozo). Já Samara vibra, pois alega que Zaqueu irá sofrer longe do Gilgal. Enquanto isso, Tobias volta a investir em Chaia. Mas nem tudo para o arqueiro parece estar perdido, quando Josué ordena novas buscas à mulher, que será feita refém por Adonizedeque (Mário Frias).
Ainda no acampamento, a mulher de Aiúde (Fábio Villa Verde) após sequestrar o bebê de Raabe (Miriam Freeland) passa a cultuar as estátuas dos deuses de Canaã. Em seguida, atormentada com visões e vozes, Mara (Cristiana Oliveira) admite o rapto de Boaz (o nome do ator não foi divulgado) e sua confissão é ouvida por Josué.
Também na reta final do folhetim de Renato Modesto, em uma nova batalha contra os cananeus, os soldados de Israel escapam da morte devido a um milagre divino. Após todas as vitórias, Josué reúne os hebreus e faz, finalmente, a divisão das terras entre as tribos.
(Por Guilherme Guidorizzi)