O cerco a Tião (José Mayer), Magnólia (Vera Holtz) e Ciro (Thiago Lacerda) vai se fechar na última semana do ano da novela "A Lei do Amor". Ainda na trama das nove da TV Globo, Fausto (Tarcísio Meira) vai sofrer um novo atentado em cenas previstas para irem ao ar em plena véspera de Natal, neste sábado (24). Isso acontece após o empresário chorar ao receber a visita da neta Letícia (Isabella Santoni).
Nos últimos seis capítulos de 2016 haverá um assassinato, uma tentativa de homicídio e confronto entre bandido e polícia. Além disso, o folhetim de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari vai passar batido pelas comemorações de Natal e réveillon. Tudo tem início quando Fininho (Hugo Resende) se disfarça de go-go boy e com uma máscara invade a mansão dos Leitão mas não consegue matar o marido de Mag.
Como castigo, acaba entrando na mira daqueles que planejam o assassinato do patriarca, que reproduziu fala de Lima Duarte ao voltar a se comunicar. Valdir (Marcos Marcondes) conclui que o capanga, identificado por suas impressões digitais pela polícia, pode entregar os planos de Tião. O vilão responsável pelo atentado a Isabela (Alice Wegmann) nem chega a ordenar a morte de Fininho.
Fininho escapa da morte
Já na delegacia, Pedro (Reynaldo Gianecchini) reconhece o capanga, mas não o identifica pela surra que levou a mando do banqueiro. O namorado de Helô (Claudia Abreu) fica sabendo ainda que Fininho foi liberado pela Justiça para passar o Dia dos Pais em casa - mesmo sem ter filhos - e não voltou para a cadeia. Enquanto isso, o bandido é perseguido por um assassino de aluguel em local deserto.
Ao perceber que o homem misterioso saca uma faca, Fininho é mais rápido e o golpeia de forma fatal pelas costas, com um "mata leão". "Foi a chefia que mandou você me apagar?", pergunta. Durante briga, o assassino fere Fininho, mas acaba levando a pior. Sangrando, o criminoso deixa o local às pressas.
E acaba conseguindo abrigo em um quartinho após ir ao posto de gasolina de Salete (Claudia Raia) e pressionar Gustavo (Daniel Rocha) por ajuda. O vilão obriga Jéssica (Marcella Rica) a lhe dar todo o dinheiro que tem, golpeia Robinson (Gabriel Chadan) e ameaça Bruno (Armando Babaioff) de morte.
Clima de faroeste na novela das nove
Em seguida, dois policiais reconhecem Fininho em uma rua quando o criminoso estiver andando com dores e com a camiseta manchada de sangue. "É ele", aponta um oficial para o colega de farda. "Parado aí", ordena o segundo. Quem estiver pelo local se afastara assustado. Para se defender, o bandido tenta sacar sua arma quando estiver na linha de tiro.
"Nem tenta", grita um PM. Segundo a publicação, um clima de duelo de faroeste está previsto conforme aponta o roteiro da trama. Uma criança invade a cena e vai pedalar entre os policiais e o bandido, que saca sua arma para desespero da mãe do menor. Os oficiais estarão tensos com a situação. Um deles acaba atingido por Fininho assim que o garoto deixa a linha de tiro.
O criminoso foge de forma rápida. "O PM [policial militar] 2 pega a criança e a protege, sacando sua arma e apontando na direção de onde Fininho estava, mas ele não está mais lá", aponta o roteiro.
(Por Guilherme Guidorizzi)