Os capítulos finais do remake de 'Renascer' estão próximos fortalecendo uma dúvida bastante pertinente: quem matou Egídio (Vladimir Brichta )? Na novela das nove, o vilão será baleado com um tiro que quase atingirá seu coração. No entanto, ele escapará ileso e começará uma busca de gato e rato para saber quem o alvejou.
Damião (Xamã ), Deocleciano (Jackson Antunes ) e Marçal (Osvaldo Mil) serão os principais suspeitos, mas Eliana (Sophie Charlotte) também entra na lista, que conseguirá despistar o marido com seu poder de sedução. No entanto, essa é somente uma prévia da morte do crápula, que ocorrerá nos últimos capítulos da trama de Bruno Luperi.
Na versão original, em 1993, Egídio se chamava Teodoro, interpretado por Herson Capri . No folhetim, o criminoso foi morto por Mariana (Adriana Esteves ). Por ódio e vingança de Zé Inocêncio, o vilão criou uma emboscada final para ele, mas Mariana não deixou que seu amor morra. Assim, ela armou um plano para dar cabo no desgraçado. O criminoso foi atingido por diversos tiros e rastejou até o fim.
Mariana revela-se a verdadeira assassina durante uma conversa com Sandra. Desse modo, a complexa personagem vivida por Adriana Esteves ganhou oposto de heroína por salvar seu marido, e, de fato, desmistificar a ideia de que chegou a Ilhéus para se vingar pela morte do avô, Belarmino. Basta sabermos se o novelista seguirá o mesmo desfecho e reduzirá a má impressão da duvidosa personagem vivida por Theresa Fonseca .