Após uma temporada em baixa com "A Fazenda" e uma leve recuperação em 2020 e 2021, a Record, que já começou a preparar o confinamento dos famosos cotados para o programa, começou a elaborar uma espécie de "conformismo". De acordo com o site NaTelinha, a emissora entende que dificilmente conseguirá bater os índices de 2021. Com a apresentação de Adriane Galisteu, a última edição de "A Fazenda" registrou 9 pontos de média e em 2020 foram 13 pontos.
"A Fazenda 14": + Veja as últimas notícias sobre 'A Fazenda' no nosso canal
De acordo com o site, a emissora sentiu com a audiência do "Power Couple" e "Ilha Record", que já encerrou suas atividades, que esse tipo de formato não tem a mesma audiência, por isso será difícil repetir os feitos dos anos anteriores. Mesmo com inúmeros barracos e confusões protagonizadas pelo casal Brenda e Matheus, que negaram uma vaga em "A Fazenda", o "Power Couple" conquistou apenas 4,8 pontos de média, a menor da história. Segundo o site, o "Ilha Record" não traz bons pontos para o horário nobre da emissora, somando apenas 3 pontos. Por isso, a Record tem a esperança da nova edição alavancar a audiência, sem restringir os futuros peões, o que vai contra o desabafo feito por uma ex-Power Couple.
Depois de conseguir levar alguns nomes de peso como Tati Quebra Barraco, Jojo Todynho, Gretchen e Viviane Araújo, a produção do programa deve buscar mais subcelebridades e nomes que já passaram por outros programas para o elenco de "A Fazenda 14". A emissora tem receio de que a audiência afunde como em 2019, quando somou 8 pontos.
Porém, o programa tem um lado positivo ao não duelar por audiência com os jogos da Libertadores no SBT, que acontecem às terças. Com a Globo, a Record vai brigar pela audiência no mesmo horário que o "The Voice Brasil", que anunciou mudanças com a chegada de Fátima Bernardes.