Biografia
- Nascimento : 23 de junho de 1937, Rio de Janeiro, RJ
- Morte : 20 de janeiro de 2021 (83 Anos), Rio de Janeiro, RJ
- Signo : Câncer
- País : Brasil
Elza da Conceição Soares, mais conhecida como Elza Soares, FOI uma cantora e compositora brasileira de samba, bossa nova e MPB eleita em 1999 pela "Rádio BBC de Londres" como a cantora brasileira do milênio. De origem humilde, antes de seguir a carreira artística se casou aos 13 anos e já trabalhou como faxineira e empregada doméstica para conseguir sustentar a família.
Elza Soares morreu em 20 de janeiro de 2021 aos 91 anos em sua casa no Rio de Janeiro de causas naturais. Ela havia gravado dias antes um novo DVD.
Como cantora, a sua primeira participação foi como caloura no programa da Rádio Tupi de Ary Barroso em 1951. Naquele momento, Elza só aceitou participar da audição para conseguir uma quantia de dinheiro que pudesse pagar os remédios para seu filho recém-nascido que acabou falecendo logo depois.
Elza gravou o seu primeiro CD em 1960 pela gravadora Odeon e ficou conhecida pela canção "Se acaso você chegasse". Em 1962 foi ao Chile para representar o Brasil na Copa do Mundo de 1962 e fez muito sucesso com o público no exterior pelo seu comportamento excêntrico e o timbre de voz diferenciado.
Em 1968 conheceu o jogador Garrincha, com quem teve um relacionamento intenso, mas conturbado até 1982. Já em 1970 iniciou uma bem-sucedida turnê pelos Estados Unidos e Europa e consolidou o nome "Elza Soares" como uma grande cantora brasileira.
Elza teve 8 filhos, dos quais 5 já faleceram. Em 2015 lançou o CD "A Mulher do Fim do Mundo". Esse trabalho lhe rendeu vários prêmios como o "Grammy Latino" de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, ganhou também o "Prêmio da Música Brasileira" como o Melhor Álbum de 2016 e o Prêmio Multishow na categoria Canção do Ano com a música "Maria de Vila Matilde".
Em 2020, no carnaval, foi enredo da Mocidade Indepedente, sua escola do coração.