Biografia
- Nascimento : 4 de fevereiro de 1959
- Idade : 65 anos
- Signo : Aquário
- País : Brasil
Quase ninguém o conhece como Jessé Gomes da Silva Filho, mas quando se pronuncia o nome Zeca Pagodinho fica bem mais fácil saber que é o artista. Zeca Pagodinho é um cantor e compositor brasileiro, considerado um dos maiores nomes do samba. Zeca, filho de Iréia e Jessé, nasceu em 4 de fevereiro de 1959, em Irajá, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro. Foi o quarto filho de uma família de cinco.
Desde cedo já frequentava as rodas de samba de vários bairros, fato que o fez largar a escola na antiga quarta série primária, hoje quinto ano do Ensino Fundamental. Na década de 70, com o sucesso das rodas e do partido alto e embalado pelo sucesso de grandes sambitas, como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Clara Nunes, Paulinho da Viola, João Nogueira, entre outros, Zeca começou a compor. Foi camelô, feirante, office-boy e, depois do trabalho, estava sempre perto do samba. Nesta época, ficou amigo de Almir Guineto, Mauro Diniz, Dorina, Paulão Sete Cordas, Arlindo Cruz, Monarco, entre outros artistas com os quais iria fazer ainda muitas parcerias.
Na década de 80, em parceria com o flautista, já falecido, Cláudio Camunguelo, teve a sua primeira música gravada. Era "Amargura", que fez parte do LP do grupo "Fundo de Quintal", em 1977. A segunda música a ser gravada foi "Camarão que dorme a onda leva", que virou sucesso na voz de Beth Carvalho. A essa altura fazia parte da geração de compositores revela pela tradicional roda de samba do "Cacique de Ramos", um dos principais blocos da cidade. Além de Zeca Pagodinho, outros nomes seriam revelados, como Arlindo Cruz, Luiz Carlos da Vila, Sereno, Sombrinha, Jorge Aragão, entre outros. Depois de Beth Carvalho, Alcione gravou "Mutirão do amor", composta por Zeca, Sombrinha e Jorge Aragão.
Em 1986, Zeca Pagodinho grava seu álbum solo, com sucessos como "Coração em desalinho" e "Judia de mim". Depois de ter lançado discos com uma continuidade, o sucesso recomeçou em 1995, quando o sambista alcançou projeção nacional.
Em 1995, grava "Samba pras moças", pela Universal. Desde então, Zeca não parou mais de fazer sucesso e de estar na lista dos principais artistas brasileiros. Zeca Pagodinho é casado com Mônica Silva e tem quatro filhos: Eduardo, Louis, Elisa e Maria Eduarda.