A novela "Tieta" está de volta à Globo 35 anos após sua estreia para recontar a história da mocinha que é surrada e escorraçada de Santana do Agreste pelo pai logo no primeiro capítulo. Com uma abertura modificada e três erros bizarros na primeira reapresentação, 1994, "Tieta" quebra nessa nova reprise um tabu maluco de mais de três décadas na emissora líder.
E você sabe quem canta o tema de abertura da novela "Tieta", também intitulado de "Tieta"? Sabe que o artista em questão de 61 anos tem um hábito incomum quando pisa no palco e é considerado o pai do Axé Music? Se você ainda não sabe quem é, o Purepeople te apresenta Luiz Caldas.
Nascido em Feira de Santana, na Bahia, em 19 de janeiro de 1963, Luiz Caldas além de cantor é compositor, produtor e instrumentista. A carreira começou de maneira precoce aos sete anos com uma banda mirim. Já na adolescência passou a aprender uma série de instrumentos (hoje, ele toca entre outros piano, cavaquinho, guitarra, violão e baixo).
No final dos anos 1970, formou a banda Acordes Verdes, mas o disco divisor de águas, "Magia", só veio em 1985. O álbum trouxe entre suas faixas "Fricote", que estourou nas paradas de sucesso. Esse também é o nome do ritmo conhecido ainda por deboche que reúne frevo, samba e reggae, além de outros estilos.
A mistura com o tempo foi reforçada com forró, merengue e samba-reggae só para citar outros gêneros musicais. Aí surgiu o axé music, que ganharia força na década de 1980. Presença constante no "Cassino do Chacrinha" (1982-1988) e no "Qual é a Música", Luiz Caldas tem outras músicas populares como "Haja Amor", "Atual Realidade" e "Tenho o Ouro".
Já a marca registrada de Luiz Caldas por anos foi cantar sem sapatos. "Sou igual ao Super-Homem: se não estiver descalço, ninguém me reconhece", disparou em certa ocasião o artista que já arrancava os calçados quando criança.
"Cantar descalço é questão de ter astral. Já que eu canto música com um astral tão alto, por que não os pés no chão? Para mim é natural", reforçou em outra ocasião. O hábito chegou a ser levado para show em Nova York (EUA)...no inverno. Quase ficou com os pés congelados.