A atual vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz, Fernanda Torres fez poucas novelas em sua carreira, mas desde sua estreia nos folhetins, em 1981, marcou por personagens significativos e feitos grandiosos na teledramaturgia.
Curiosamente, a atriz de 59 anos lançou moda no ano de 1986 durante sua participação na novela 'Selva de Pedra'. Protagonista da trama, ao lado de Tony Ramos, baseada no original de Janete Clair, Fernanda usou lentes de contato azuis.
Novidade na época, as lentes de contato revolucionavam a estética na TV. O recurso, ainda raro no Brasil, ganhou força no ano seguinte, sendo que muitos atores usam até hoje para se adequar aos personagens.
Christiane Torloni e Humberto Martins, por exemplo, usaram lentes de contato azuis para viver a mãe e pai de Bruno Gagliasso na novela 'Caminho das índias'.
Os veteranos aderiram à estética porque o jovem não conseguiu se adaptar às lentes. Mais do que um adereço, elas simbolizavam o avanço da caracterização, permitindo que os atores pudessem transformar visualmente seus personagens de forma inédita, marcando tendências e ampliando o impacto visual das novelas.
Em 'Selva de Pedra', Fernanda era Simone Marques, uma escultora que testemunha a inocência de Cristiano Vilhena, papel de Tony Ramos.
Os dois se apaixonam, mas enfrentam diversos obstáculos para ficarem juntos, como a interferência de Fernanda, papel de Christiane Torloni.
Na primeira versão da trama, Simone era vivida por Regina Duarte, e se disfarçava usando uma peruca loira. A filha de Fernanda Montenegro começou sua trajetória na TV aos 13 em um programa da TVE, no ano de 1979.
Dois anos depois estreou na novela 'Baila Comigo', com 15, com a personagem Fauna Rosa Branca. Na sequência, ela ingressou em 'Brilhante', de Gilberto Braga, e depois, em 'Eu Prometo', de Janete Clair.
Mas vale lembrar que Fernanda Torres ficou conhecida por seus trabalhos em séries e minisséries, como 'Luna Caliente', de 1999, a icônica Vani de 'Os Normais', e a Fátima de ‘Tapas & Beijos'.