A arte de empinar uma moto parece reservada aos pilotos de elite, mas com um pouco de prática você também pode se divertir fazendo manobras com o seu veículo de duas rodas. A prática esportiva do wheeling começou a se popularizar no Brasil nos anos 90 e tem cada vez mais adeptos.
O influenciador João do Grau começou as acrobacias no quintal de casa e, após conquistar a fama, continuou inovando com a motocicleta e esbanjando talento aos seus mais de 3 milhões de seguidores.
"Comecei a empinar moto desde os 10 anos e, quando completei 15, investi nas redes sociais compartilhando os vídeos que meu pai gravava", comenta.
João possui ainda habilidades com velocross, drift de carro, caminhão e moto aquática. Com tanto talento, o criador de conteúdo compartilha o que sabe com cinco passos para começar a empinar sua moto.
"Para começar, sente-se confortável, ereto no veículo. Depois, dirija em ritmo constante e, quando estiver pronto para dar o grau, acelere. Isso é muito importante porque comprime a suspensão traseira e, além disso, é muito difícil dar um cavalinho sem fazer isso", conta João do Grau.
No terceiro passo, ele explica que é preciso puxar a embreagem o suficiente para desengatar: "Deixe a moto girar para cerca de 6.000 RPM e libere rapidamente a embreagem em cerca de 80%. Esta é a parte mais difícil por que tem que liberar rápido. Quando acertar, parecerá que você tem sistema hidráulico na roda dianteira e ela salta imediatamente".
João destaca que é preciso controlar o acelerador. "Seu RPM vai cair para 2.000. Para acertar a altura da sua empinada você vai controlar a embreagem neste ponto", diz ele, acrescentando sobre o último ponto a ser feito:
"Uma vez confortável com o movimento de liberação da embreagem, comece a acelerar bastante. Você deve conseguir mantê-lo em 1ª marcha por alguns segundos sem problemas. Quanto mais alto você for, mais tempo ficará de pé".