O wheeling é uma das acrobacias mais populares entre os motociclistas e vem cativando até mesmo o público feminino. Dar uma "empinada" ou fazer "um cavalinho" é uma prática de malabarismo na qual a roda dianteira sai do chão e o veículo, ainda em movimento, fica equilibrado apenas pela traseira.
Gustavo Fagundes é especialista na modalidade e vem conquistando os internautas compartilhando sobre o conteúdo nas redes sociais. Ele começou na internet com vídeos motivacionais, ensinamentos sobre adesivos e um pouco de lifestyle de moto. Agora, o influenciador coleciona mais de 15 mil inscritos no YouTube e quase 130 mil seguidores no Instagram, onde compartilha sua paixão pelas duas rodas e momentos praticando wheeling.
"Dar empinada é divertido, mas você deve ter certeza de que é um piloto experiente e está fazendo isso com segurança e corretamente. Saber como fazer e controlar corretamente uma moto pode salvá-lo de uma lesão inesperada na estrada", alerta.
Embora existam várias maneiras diferentes de fazer um cavalinho, a maioria dos especialistas em motocicletas recomenda que a pessoa comece aprendendo a forma mais básica, o power wheelie. "Este tipo se concentra em aprender como se sentir confortável ao andar apenas com a roda traseira", explica.
Segundo Gustavo Fagundes, a empinada não é uma manobra nada fácil. Por conta disso, é de extrema importância que a pessoa esteja protegida ao se aventurar no esporte. Aqui estão algumas coisas que o criador de conteúdo aconselha para ter em mente.
Experiência
"Dominar o cavalinho requer muita habilidade. Recomendamos apenas tentar fazer esta manobra se você for um motociclista avançado."
Equipamento adequado
"O cavalinho é uma manobra arriscada, por isso é importante que você esteja protegido em caso de lesão. O equipamento apropriado para popping wheelies consiste em um capacete de motocicleta grosso, luvas de couro, jeans ou calças de couro e uma jaqueta de couro forte. Você também pode investir em algumas botas fortes com alguma aderência adequada. Quando você está começando, também não é uma má ideia usar protetores de cotovelo, tornozelo ou joelho, pois você vai cair muito."
Encontre uma estrada isolada para praticar
"Recomendo praticar em uma estrada isolada para não prejudicar nenhum pedestre ao seu redor ou bater sua moto em carros em movimento ou estacionados na área. Você será capaz de se concentrar mais em realizar o wheeling em vez de se preocupar com o que está ao seu redor."