[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados a saúde mental. Caso a matéria desperte gatilhos ou você conheça alguém que precise de ajuda, procure o Centro de Valorização à Vida, disponível 24 horas pelo telefone 188, ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximo]
Viúvo de Walewska Oliveira , com quem estava casado há 20 anos, Ricardo Mendes "está destroçado" com a trágica morte da mulher, classificou um amigo do corretor de imóveis. A ex-jogadora de vôlei morreu por volta das 20h da última quinta-feira (21) ao cair do 17º andar de um prédio em São Paulo. Walewska teria recebido uma mensagem de Ricardo pedindo a separação momentos antes da queda.
Através desse amigo, Ricardo disse ainda ter sido aconselhado a não comparecer ao velório e sepultamento da ex-jogadora, medalha de ouro em Pequim-2008 na Olimpíada. "O Ricardo está destroçado, em prantos, não para de chorar, está arrasado. Ele comprou a passagem, mas os pais dela pediram para ele não ir. Orientaram porque o clima estava meio pesado. Por isso ele não foi", disse ao UOL.
Walewsca disputou ainda os Jogos de 2000 (Sydney, Austrália), conquistando o bronze pela seleção, e 2004 (Atenas, Grécia), quando foi quarta colocada. Mineira de Belo Horizonte, a ex-jogadora passou por diversos clubes, foi comentarista de TV, e estava em São Paulo para lançar sua biografia "Outras Redes", que traz prefácio do técnico Bernardinho.
Irmão de Walewsca além de afirmar que arcou sozinho com as despesas do funeral, ocorrido na cidade natal dela, Wesley negou que a família tenha aconselhado Ricardo a não comparecer à cerimônia de despedida. "Não fizemos nenhum pedido para ele não comparecer. Nem eu, nem meu pai, nem minha mãe", garantiu ele, cujos pais afastaram terem notado algum início de tristeza por parte da filha.
Após sua morte, a ex-atleta foi homenageada pela seleção, que disputou o pré-olímpico no Japão (neste domingo, o Brasil garantiu vaga na Olimpíada 2014, em Paris, ao superar as japonesas por 3 x 2).