Como curtir o verão sem se descuidar da saúde? Alimentar-se bem, fazer exercícios e suplementar são muito importantes para quem quer mudar os hábitos e fugir do sedentarismo. No entanto, respeitar os seus limites e saber descansar é igualmente fundamental. Segundo o Dr. Glaycon Michels, referência no Brasil em medicina do esporte, é preciso também priorizar os cuidados com a mente.
"Cada vez mais, felizmente, as pessoas têm se conscientizado em relação aos cuidados preventivos com a saúde mental. E como corpo e mente estão interligados, combater o estresse é essencial para ter saúde. Então, fica o alerta para você se atentar a algo que pode, de repente, estar passando despercebido para ti neste momento", analisa.
1. De acordo com o especialista Glaycon Michels, comece descascando mais e desembalando menos. "Priorize comer alimentos naturais e orgânicos. Evite ao máximo congelados, processados, enlatados e tudo o mais que vier envolto de embalagem. Priorize frutas, verduras e legumes. Se for o caso, prepare suas marmitas e congele, para garantir que você não 'fure' essa atividade por algum imprevisto no meio do caminho", aconselha.
2. Se hidratar é de extrema importância e existem muitas pessoas que não têm o hábito de beber água. No entanto, o profissional tem uma dica infalível para solucionar este problema: "Encha uma garrafa de água de 500ml e programe seu celular para a cada 30 minutos se lembrar de beber um gole que seja. Assim que a garrafa esvaziar, encha novamente e siga assim por todo o dia. Você pode colocar umas gotinhas de limão ou laranja, ou até mesmo rodelas de pepino para dar um gostinho, se quiser".
3. Outro ponto importante para ser considerado é mexer o corpo. "Mora em prédio? Troque o elevador pelas escadas. Vai na esquina? Troque o carro pela caminhada. Qualquer exercício é válido para quem não se movimenta com constância. Comece pequeno, dentro de sua realidade. Isso te dará mais ânimo, determinação e foco para persistir nessa jornada, até que os exercícios sejam parte de sua rotina", afirma.
4. Por último – e não menos importante – é necessário priorizar o sono: "Ninguém deveria dormir quando atinge o grau de esgotamento. O ideal é ter uma rotina de sono, que conte com horários fixos para dormir, acordar e que seja um ritual. Assim, você prepara o organismo para desacelerar e tem um sono mais tranquilo, de qualidade e restaurador, que é essencial para acordar com disposição e energia no dia".