
O último capítulo da novela "O Outro Lado do Paraíso" atraiu as atenções do público nesta sexta-feira (11). As emoções começaram já na primeira cena, com o reaparecimento de Mariano (Juliano Cazarré) e condenação de Sophia (Marieta Severo). "Eu tive foi sorte! Sophia Montserrat é uma assassina!", exclamou o garimpeiro. Depois, a vilã, diagnosticada com psicopatia, assumiu os crimes no tribunal. "Eu sou uma pobre mulher. Tive uma infância difícil. Me prostituí pra sobreviver. Mas consegui casar e constituir uma família. Ser respeitada. Fazer parte da sociedade", iniciou a ré, justificando-se: "Eu só me defendi das chantagens. Eu só me defendi por amor".
Marieta Severo se tornou um dos assuntos comentados no Twitter quando sua personagem foi levada ao hospício e sofreu com choques. "Marieta colocou seu nome e o da Sophia lá em cima na trindade de melhores vilãs de novela", opinou um internauta. "Marieta... que atriz, né? A gente nem associa mais a Dona Nenê", escreveu outro. "Precisamos falar sobre Marieta Severo que, por anos, fez parte das nossas famílias como dona Nenê surgiu extraordinária em um papel completamente oposto ela é o maior nome dessa novela", escreveu outro sobre a atriz, que admitiu ter repensado sua profissão diante do comportamento da vilã com a filha portadora de nanismo.

Com a internação da antagonista, Clara se tornou a nova dona do garimpo, fazendo que os funcionários ganhassem percentual sobre o lucro. Mariano foi promovido e citou a frase que viralizou com Clara. "Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta", disse o chefe do garimpo, organizando um churrasco para os funcionários. Depois, a mocinha reatou com Patrick (Thiago Fragoso), se declarando: "O Gael é um amor do passado. É você que eu quero para o meu presente. É você que eu amo, por favor, não vai embora!".

Convidada para participar das gravações, Gleici Damasceno apareceu na plateia do desfile da grife de Beth (Gloria Pires), gravado em parte no SPFW: seus fãs movimentaram o Twitter com a frase "Palmas para Gleici", tornando-a um dos assuntos mais comentados por algum tempo. Confira a seguir alguns comentários.

Além da ex-BBB, Pabllo Vittar também participou do último capítulo em uma cena surpreendente: a cantora se apresentou durante o velório de Caetana (Laura Cardoso): ao som de "K.O.", a idosa "subiu aos céus" em uma cena que dividiu opiniões. "Se meu velório não for no bordel com a Pabllo cantando e as meninas trabalhando, eu nem quero morrer", brincou uma internauta. "Tô amando a originalidade que deixaram na dona Caetana mesmo depois de morta", destacou outro. "Podiam colocar a Caetana se esbaldando no show da Pabllo não precisava morrer... autor sem noção!", lamentou outro.

Após o último intervalo, Clara e Patrick subiram ao altar com todo o elenco presente. Lívia (Grazi Massafera) e Laura (Bella Piero), com barriguinhas evidentes, comemoram a vinda dos respectivos herdeiros com seus pares. Já casada, em uma cena ao pôr-do-sol do Jalapão, a protagonista foi chamada de mãe por Tomaz (Vitor Figueiredo). "Eu esperei até meu coração sentir vontade de dizer que você é minha mãe", disse o adolescente. O recado otimista final por conta da mística Mercedes: "Esta é a história de Clara. É uma das muitas histórias que acontecem no Jalapão, no Tocantins. Quando o mundo acabar, só vai restar o Tocantins! Surgirá uma nova civilização, sem guerras ou ódio. Baseada no amor e na fraternidade. Até lá, a luta continua, a luz contra escuridão. E, meu Deus, mesmo com sofrimento, com dor e, porque não com alegria, a gente vai alcançar a luz maior".
(Por Marilise Gomes)