A falta de tempo para praticar exercícios físicos no dia a dia é o maior desafio de muitas mulheres. É que conciliar academia com trabalho (e outras atividades diárias) não é tão simples quanto parece e ainda exige alguns cuidados específicos. Se esse é o caso, investir em treinos versáteis é uma solução. O que acha de fazer exercícios em casa? Já pensou em usar elásticos para se exercitar? O Purepeople conversou com o consultor fitness Rodrigo Lourenço e conta todos os benefícios da prática!
Diferente de outros tipos de exercício, o treino com elástico tem uma característica que potencializa o resultado: a tensão gerada pelo material ao ser esticado. "A aluna pode fazer uma série de força aproveitando o tensionamento próprio ao elástico", aconselha o profissional. Com a evolução do treino, o material deve ser trocado para aumentar a intensidade da prática - eles são diferenciados por tensões, do mais leve ao mais pesado.
Todos os músculos do corpo podem (e devem!) ser trabalhados com o elástico. É por isso que exercícios multiarticulares e integrados são os indicados pelo consultor fitness para um resultado completo e eficiente. "O ideal é apostar em séries que trabalhem mais de uma articulação no mesmo movimento", sugere o expert. Invista em agachamentos, remadas e supinos com o material.
Fazer exercícios com elásticos contribui para o aumento da força muscular, mas os ganhos não se resumem a isso. "Dá para trabalhar a força e desenvolver o sistema cardiovascular com treinos em forma de circuito", comenta. Em razão disso, o expert afirma que a prática se basta e não precisa ser complementada por outros exercícios - a não ser que seja do interesse da mulher. Se você é daquelas que não abre mão de uma boa caminhada, fica tranquila! Corrida, bicicleta e outros esportes são bem-vindos.
Segundo o personal, esse tipo de exercício é indicado para "todas as mulheres que querem emagrecer, aumentar o condicionamento físico e, principalmente, ter mais qualidade de vida". Pessoas com algum problema nas articulações, por sua vez, podem não estar aptas a praticar a atividade física e devem ter o aval de um médico.
Não existem regras nem um tempo mínimo para a obtenção de resultados, mas o expert afirma que é possível ver alguns efeitos do treino após um mês. São eles: emagrecimento, definição muscular, aumento do condicionamento físico, melhora no aspecto das celulites, redução de gordura corporal e mais disposição.
(Por Bruna Vilar)