A corrida é um esporte que tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos, e está entre as principais atividades do clássico projeto verão! E não é para menos: correr traz benefícios físicos, psicológicos e estéticos, como redução de medidas e diminuição de inchaço. No entanto, apesar de ser prática, a atividade requer cuidados, principalmente entre os iniciantes. "Todos sabem correr, pois trata-se de um movimento natural do ser humano. Porém, seja paciente, ninguém corre uma maratona de um dia para o outro, a regularidade é mais importante que a distância percorrida neste início", explica Evelyne Correia, professora de Educação Física, que deu mais dicas para os corredores de primeira viagem!
Pois é, não basta apenas colocar o tênis para perder aquela gordurinha de forma saudável: o primeiro passo é procurar um médico para fazer uma avaliação. "Realize uma avaliação e certifique-se de que não tem nenhuma lesão ou restrição ao exercício de impacto. Estando tudo certo é só seguir em frente", explica.
Para quem nunca praticou corrida, uma dica valiosa é correr em grupo. "Normalmente há especialistas que possam orientar sobre a melhor forma de iniciar no esporte", conta Evelyne. Correr com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, segundo ela, pode ser uma outra opção.
Depois da avaliação, escolher o tênis, as roupas e o lugar onde você irá praticar a corrida é mega importante. "Parques com pistas de corrida acabam sendo a melhor opção neste momento", indica a profissional. O tênis precisa ser confortável, assim como as roupas, que devem ser leves, como a bermuda ciclista, que tem sido usada até no street wear. Se for correr ao ar livre, não esqueça o protetor solar!
Fazer um aquecimento antes de correr é fundamental. "Realize um aquecimento antes de iniciar seu treino, mobilizando as articulações do quadril, joelho e tornozelo", explica a profissional. Outra dica antes de praticar a corrida é alimentar-se da forma correta. "Nunca pratique o esporte em jejum".
Quem começa a correr não precisa exagerar! "Respeite o seu ritmo e os seus limites. O ideal é iniciar com caminhadas de, aproximadamente, 40 minutos, três vezes por semana, e posteriormente alternar a caminhada com trotes (corridas leves) e vice-versa", indica a profissional. Segundo ela, o cansaço nas primeiras semanas é normal, já que o organismo está se adaptando ao exercício.
Na hora de correr, algumas dicas são valiosas para os iniciantes, e uma delas é ficar atento à postura. "Não corra na ponta dos pés, o movimento sempre deve começar pelos calcanhares. Quando estiver correndo, contraia a musculatura abdominal, mantenha o tronco ereto e balance os braços naturalmente", explica a professora. Por fim, segundo Evelyne, a respiração deve ser natural, mas de forma cadenciada.
(Beatriz Doblas)