Tonho da Lua (Marcos Frota) deixa bem claro que não suporta Raquel (Gloria Pires) na novela "Mulheres de Areia" (1993). E prestes a ver a vilã ser dada como morta em um acidente no mar, o escultor tenta matar a irmã de Ruth (Gloria Pires), sua grande paixão. Essas cenas irão ao ar nos próximos capítulos da trama de Ivani Ribeiro (1922-1995) no "Edição Especial" da Globo.
A maré não está nada boa para Raquel na novela. Embora tenha conseguido se casar com Marcos (Guilherme Fontes), a gêmea má vai ser flagrada aos beijos com Wanderlei (Paulo Betti) e não escapa de levar uma surra do empresário. Depois, a filha de Isaura (Laura Cardoso) surpreende o marido com uma notícia surpreendente.
Nesse meio tempo, Raquel tenta de novo encontrar o seu amante, que um pouco adiante acaba assassinado de maneira misteriosa, durante a própria festa de aniversário. A megera faz de tudo para que Wanderlei a receba, porém ele não abre a porta do quadro do hotel para ela.
É aí que aparece Isaura disposta a "salvar" a filha, bêbada. Só que a idosa não consegue arrastar Raquel de volta para casa e a vilã acaba ficando largada nas areias. Para azar da gêmea de Ruth aparece Tonho da Lua, seu pior inimigo, dando uma sugestão "à moda antiga".
"Ela bebeu. Banho frio é bom. A gente enfia a cabeça dela no mar", fala o escultor. Embora bêbada, Raquel nota qual é a intenção de da Lua, e a mãe dela pede ao rapaz que as deixem sozinha.
Só que nada faz ele mudar de ideia. "Eu seguro pela cabeça, a senhora pelos pés. A gente joga ela no mar", sugere o escultor para Isaura. A filha má de Floriano (Sebastião Vasconcellos) passa a se debater tentando escapar do castigo.
Nisso quem leva a pior é Isaura, que ao proteger a filha cai nas areias. Raquel só se salva porque Servílio (Antônio Pompeo) surge e exige que o escultor largue a mulher de Marcos. Após desmaiar, a irmã de Ruth é levada para casa pelo pescador, deixando da Lua furioso.