Na novela "Mulheres de Areia" (Globo, 1993), Raquel (Gloria Pires) é dada como morta após um acidente. Mas a irmã gêmea de Ruth (Gloria Pires) surpreende a todos ao aparecer viva um tempo depois. Essas cenas foram ao ar originalmente no começo de junho daquele ano, quando a trama de Ivani Ribeiro chegava ao quarto mês de exibição. Mas foi só nos últimos capítulos que a vilã morreu depois de um segundo acidente.
Quem encontrou Raquel após a "morte da megera" foi a mãe dela, Isaura (Laura Cardoso). Nas cenas da novela que tirou do elenco um ator de uma hora para a outra, a vilã surgiu com os cabelos desgrenhados e catando lixo em uma praia. Para essa fase rápida da irmã de Ruth, Gloria teve que colocar uma máscara de látex no rosto.
"A maquiadora Isabel Arbuzi explica que usa uma cola americana, que seca rapidamente na pele e dá o efeito 'descascado'. Isabel complementa o trabalho com bases e pan-sticks em vários tons de marrom e vermelho", relatou "O Globo". Essa sequência foi gravada em meados de maio em Grumari, Zona Oeste do Rio.
Após revelar que está viva, Raquel ganha dinheiro da mãe para poder alugar um apartamento no Rio e adquirir roupas novas. Antes, a vilã conta para Isaura o que fez ao escapar da vida: nadou até uma praia deserta e se alimentou das sobras de um piquenique.
Depois, a megera surge para Vanderlei (Paulo Betti), cujo assassinato gerou um grande mistério, porém escondendo de quem se trata e se passando pela irmã, Ruth. Um pouco mais tarde, a gêmea má visita Virgílio (Raul Cortez, um dos atores já falecidos do elenco) e tenta enganar o poderoso, contudo ele usa um copo com as impressões digitais da cretina para descobrir que a mulher em questão é, de fato, Raquel.
"Mulheres de Areia" vem sendo reprisada pela Globo pela terceira vez, agora no "Edição Especial", na faixa das 14h45. E o folhetim traz uma outra curiosidade: um ator do elenco de "Mulheres Apaixonadas" foi quem fez as esculturas criadas por Tonho da Lua.