"Quem matou Wanderlei (Paulo Betti), na novela 'Mulheres de Areia' (1993)?". Essa pergunta será feita novamente pelo público que acompanha a terceira reprise da história, dessa vez no "Edição Especial" (Globo, 14h45). O grande amor de Raquel (Gloria Pires) é encontrado morto em um quarto de motel após ser baleado em cenas que foram ao ar, originalmente, no começo de julho, quando a trama chegava ao seu quinto mês.
Quem encontra o cafajeste já sem vida é Marcos (Guilherme Fontes). O final trágico de Wanderlei começa a ser cravado quando ele telefona para Ruth (Gloria Pires) achando que está falando com a vilã e agenda com ela um encontro. Como Marcos é quem acha o corpo de Wanderlei logo se torna o principal suspeito pelo crime, na novela que precisou alterar sua abertura faltando poucas horas para a estreia, que viu uma atriz se dividir entre a história e um programa teen, e um ator deixar o elenco de forma inesperada.
Além de Marcos, se tornaram suspeitos as gêmeas Ruth e Raquel, além de Donato (Paulo Goulart) - alvo de chantagens do bandido - e Virgílio (Raul Cortez, um dos atores do elenco que deixa saudade nos fãs). A boazinha Ruth acaba assumindo a responsabilidade pelo assassinato de Marcos só para proteger o rapaz. Claro que Da Lua (Marcos Frota), apaixonado pela mocinha, logo nota que se trata de uma mentira dela.
A história fica ainda mais complicada quando Ruth, se passando por Raquel desde o sumiço misterioso da megera, afirma que não é a gêmea má. Isso só acontece quando um promotor de Justiça a acusa pela morte de Wanderlei. Ao mesmo tempo, indícios passam a indicar que o assassino (ou a assassina) não agiu sozinho.
Isso porque um autópsia indica que uma pancada na cabeça foi o que matou Wanderlei e não o tiro. Mas afinal, quem matou Wanderlei? Se você aposta em Raquel, acertou! E ela agiu em parceria com Wilma (Denise Milfont). Será a gêmea má que assume sua culpa, recordando que o canalha era o primeiro de sua lista de vingança.
"Eu disse ao Vanderlei que a Ruth estava se passando por mim e, enquanto ele falava, eu me lembrava daquela noite em que ele me deixou do lado de fora do quarto, ajoelhada na porta, pedindo pelo amor de Deus para entrar. Ele esqueceu, mas eu não!", recorda a antagonista.
Por fim, a vilã conta que encontrou Marcos desmaiado e ao achar que ele estava bêbado, efetuou os disparos. E só depois descobriu que o bandido tinha recebido um golpe na cabeça de Wilma, que se vingou por ter sido esnobada por ele após promessa de casamento.