A reprise de 'Cabocla', no Faixa Especial da Globo, ainda está longe de acabar, mas alguns desfechos já começam a se desenhar. Entre eles, destaca-se Tobias (Malvino Salvador). Peão que luta pelo amor de Zuca (Vanessa Giácomo), também costuma arrumar confusão por onde anda e, por isso, terá seu destino comprometido.
Nos capítulos recentes, Tobias levou um tiro na tentativa de proteger Neco (Danton Mello), que foi atingido no ombro. O peão ficará entre a vida e a morte por um tempo, mas recuperará sua saúde após receber os cuidados médicos.
Na sequência, ele saberá que o coronel Macário (Oscar Magrini) foi o responsável pela tocaia. O vilão quis se vingar do filho de Justino (Mauro Mendonça) após o rapaz se tornar seu rival político.
Nos momentos finais da trama, o rapaz vai cumprir seu juramento e se vingar do seu maior inimigo. Ele armará uma emboscada e atirará em Macário, pois descobrirá também que o coronel foi responsável por dar uma surra em Felício (Sebastião Vasconcelos).
Macário será dado como morto, e Tobias, preso pelo assassinato. No entanto, Justino e Boanerges (Tony Ramos) se unirão, após muitas desavenças, para tirá-lo da prisão. Ao mesmo tempo, os dois coronéis selam um acordo de paz.
Na trama vespertina da Globo, Tobias não morre, mas perde um grande amigo: Tomé (Malvino Salvador). Um dos personagens mais queridos da história tenta salvá-lo de uma briga. Isso acontece quando Tobias enfrenta Desidério em um bar, mas Tomé tenta apartar a briga.
O marido de Tina (Maria Flor) consegue fazer com que o jagunço se distancie, no entanto, deixa o rival com ódio, que acaba levando um tiro.