Com o lançamento de sua biografia, "Nadando Contra a Corrente", marcado para esta segunda-feira (7), na Bienal do Livro, no Rio, Thammy Miranda voltou a falar sobre a as mudanças no visual pelas quais vem passando e que atingiu seu ápice no final de 2014, quando ele retirou os seios. Contrariando o que disse sua tia, Sula Miranda, que acredita que ele pode se arrepender da transição de gênero e querer engravidar no futuro, o filho de Gretchen afirmou que gostaria de ter filhos, mas só se a namorada, Andressa Ferreira, engravidasse.
"Eu não engravidaria, seria ela. Até porque, com a quantidade de hormônio masculino que eu tomo, não dá para engravidar nem amamentar", afirmou Thammy à revista "Veja". O artista contou que não pensa em passar por outras cirurgias para mudar a aparência. "Talvez a retirada do útero e dos ovários, mas por uma questão de saúde. A gente não sabe se, com o uso prolongado de testosterona, esses órgãos se atrofiarão e terão de ser retirados. Se precisar, eu faço. Senão, não vou fazer mais cirurgia nenhuma", disse Thammy, que toma testosterona há um ano.
"Acompanho com médico, faço exames sempre. Eu costumava tomar doses de quinze em quinze dias, mas agora estou passando um gel que é mais avançado, não é metabolizado no fígado, e precisa ser administrado diariamente. Fiz a barba hoje. Senão, você ia ver como estou barbado", contou à publicação.
Thammy diz que namorada teve dificuldade em aceitar sexualidade: 'Opção dela voltar comigo, um homem diferente'
Na entrevista, Thammy ainda falou que Andressa, com quem que comemorou aniversário na última semana, já teve problemas com a sua sexualidade no início da relação. "A gente chegou a terminar por essas questões. A crise dela era: 'Já que eu gosto, então, de um homem, por que não namorar um homem mesmo, para ter uma família, para ter um filho sem precisar de inseminação?'. Eu a deixei livre para que ela vivesse essa história, e foi opção dela voltar comigo, com um homem diferente. Hoje, acho que essas questões foram superadas. Mas, se um dia ela entrar em crise de novo e quiser se separar, tudo bem. Ninguém é obrigado a ficar com outra pessoa para sempre. Nada é eterno", disse.
Namorando há cerca de dois anos, Thammy não descarta se casar, mas garante que ainda é cedo para pensar no assunto. "Mais para a frente. Ainda temos que viajar muito, trabalhar bastante. Eu era muito imaturo quando estava em relacionamentos anteriores, começava a namorar e já ia morar junto. Isso é legal do meu relacionamento com a Andressa: a gente faz tudo no tempo certo, eu tenho a minha casa e ela, a dela. A gente dorme junto todo dia, mas cada um tem seu espaço. Não estamos com pressa de nada".
(Por Caroline Moliari)