Depois das dez pragas que atingiram o Egito - uma delas que provocou a semidestruição da cidade cenográfica - e a abertura do Mar Vermelho - responsável pelo recorde de audiência - Alexandre Avancini prepara a abertura da terra na novela "Os Dez Mandamentos - Nova Temporada". Em conversa com o Purepeople, o diretor-geral da trama da Record conta como será a sequência.
"Em termos de tempo no vídeo vai ser menor. Não vai durar tanto como foi a abertura do mar. Mas em termos de investimento é um espetáculo", disse empolgado se referindo à épica sequência elogiada pelos telespectadores. "Estamos gravando há cerca de um mês e nesse período conciliamos as gravações no estúdio e em externas. Para abrir a terra, o elenco inteiro está envolvido, além de 200 a 300 figurantes", acrescenta. As imagens estão previstas para irem ao ar a partir de sexta-feira (17).
Nessas cenas, vários personagens como Corá (Vitor Hugo) e Ada (Camila Santanioni) morrem ao serem castigados por Deus por se aliarem contra Moisés (Guilherme Winter). Alguns atores dispensaram o uso de dublês nessa gravação e caíram em uma cratera de 4 metros de profundidade. Diferente do que ocorreu na primeira temporada, a sequência não será finalizada no exterior, pela Stargate, e sim na própria Casablanca, produtora do folhetim de Vivian de Oliveira. "Da rebelião do Corá para frente só vamos ter vários eventos grandiosos e com muitos efeitos especiais", completa.
Depois do mar e da terra, as Muralhas de Jericó
Paralelamente, Avancini comanda as gravações da substituta, "A Terra Prometida", cuja estreia está prevista para o próximo dia 5. "Estou meio dividido, mas tenho o apoio de um time que me acompanha há 10 anos. Atualmente nós estamos com seis frentes de gravações e por isso achei melhor não embarcar para a África", explica se referindo ao país que recebe uma equipe do próximo folhetim bíblico, incluindo 20 atores como Sidney Sampaio (o protagonista Josué) e Thais Melchior.
"E também porque estou terminando de gravar a queda das Muralhas de Jericó (a ser exibida no primeiro capítulo da trama sucessora). Então pedi para o (diretor) Hamsa Wood me representar", afirma. A audiência que ergueu os índices da emissora não despertou, segundo ele, um convite para retornar à Globo, onde ficou até 2004: "Isso não aconteceu. E estou superfeliz aqui".
Questionado com a parceria com a produtora paulista, Avancini é enfático. "É superbacana e tranquila. Essa parceria começou com 'Escrava Mãe' (totalmente gravada, mas só agora em exibição) e está dando muito certo", finaliza.
(Por Guilherme Guidorizzi)