Uma nova praga chegou para destruir o Egito! Apesar da chuva de granizo e bolas de fogo ser a sétima catástrofe na novela "Os Dez Mandamentos", as cenas foram gravadas com antecedência, entre maio e junho. "Você vê pedaços de pedra no chão, algumas casas danificadas e temos foto de tudo para colocarmos as coisas quebradas no mesmo lugar", explica ao portal "R7" o cenógrafo Carlos Mariano, preocupado com os detalhes para a reconstrução da cidade nas demais cenas.
Cenas trabalhosas, como a do Rio Nilo repleto de sangue, tem a ajuda de uma produtora internacional. "Existe uma empresa terceirizada que cuida dos efeitos mecânicos, como explosões, junto à fábrica de cenários. O resultado que vai ao ar é uma união entre a parte física, que pode ser um objeto caindo, e computação gráfica, feita em Los Angeles. A nossa equipe de 3D, do Brasil, também realizou um belo trabalho neste processo", explica o profissional.
E nem tudo foi destruído na sétima praga. "Definimos os pontos que seriam atingidos pelas bolas de fogo e chuva de granizo. Em frente ao templo, por exemplo, temos estátuas de carneiros pretas e uma delas foi retirada. A equipe criou outro monumento do mesmo tamanho para que, este falso, fosse destruído", revela o cenógrafo.
Um dos fatores para o sucesso da trama, que vem liderando em audiência, preocupação com a realismo nas cenas. "O pessoal de efeitos colocou explosivos nas estátuas para que saíssem estilhaços na hora da chuva de granizo. Imaginem uma pedra batendo em outra. Se uma pedra pesada cai, não pode quicar no chão, pois algum telespectador repararia. Há toda uma preocupação para que o resultado seja visualmente real", conta Carlos, fazendo mistério: "Se o faraó (Sérgio Marone) reformará ou não a cidade, será uma surpresa".
'A abertura do Mar Vermelho foi a sequência mais difícil', diz diretor da novela
Alexandre Avancini está ansioso pela cena da Abertura do Mar Vermelho, . "Foi a sequência mais difícil que gravei na minha vida porque inclui 80% do elenco, tem dias que a gente grava com 300, 400 figurantes... Às vezes, 40 cavalos. Ficamos três semanas dedicados a parte de computação gráfica, agora serão mais três semanas gravando a parte que não envolve computação, como movimentação de elenco", explicou ao Purepeople.
Entre as pragas, ele acredita que a sétima foi a mais elaborada. "Com certeza a sétima praga, a chuva de gelo e fogo. Tivemos que destruir toda a cidade cenográfica e reconstruímos para gravar de novo. É uma sequência com grandes explosões", comenta.
(Por Júlio Parentes)