Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine são duas das maiores atrizes da geração mais recente que já passaram pela TV Globo . Com grandes sucessos de audiência no currículo, ambas não repetiram a fórmula em 'Deus Salve o Rei', que em 2018 foi considerada um fracasso e acabou traumatizando Marquezine.
Sendo a última novela que a atriz apontada como namorada de João Guilherme fez desde então, 'Deus Salve o Rei' voltou a ser alvo de polêmica com declarações do ex-diretor da Globo, Silvio de Abreu, um dos nomes mais icônicos da emissora que encerrou seu contrato com a gigante em 2020.
Em entrevista ao podcast 'Vem Pod Chegar', Silvio de Abreu opinou que a ideia de muita gente tem de que a escalação de artistas (e hoje influenciadores) com muitos seguidores nas redes sociais pode ajudar na audiência de uma novela.
Segundo o diretor, o maior exemplo disso teria sido 'Deus Salve o Rei', que deixou a desejar mesmo com Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa no elenco, na época com cerca de 80 milhões de seguidores conjuntos no Instagram.
Em seu relato, ele aproveitou para alfinetar ambas e suas popularidades: "Essa novela provou que não é verdade que quando você põe gente que tem muitos fãs, seguidores, que dá certo, porque tinha Ruy Barbosa e a Marquezine, 40 milhões de seguidores [cada], ninguém quis ver a novela", disparou Silvio.
De acordo com o diretor, ainda, a Globo teria investido muito dinheiro em 'Deus Salve o Rei', que Silvio de Abreu definiu como uma "novela que não deu muita audiência".
Durante sua participação no 'De Frente com Blogueirinha', em outubro de 2023, Bruna Marquezine falou sobre sua atuação em 'Deus Salve o Rei'. Segundo a atriz, a sua primeira vilã também trouxe grandes desafios para sua carreira devido à rejeição do público.
"A personagem foi rejeitada de cara pelo público. Eu não gostava de fazer a novela, estava infeliz, estava muito cansada. Doeu muito porque era uma coisa muito descabida e muito cruel na internet. Eu fui entender muito tempo depois que tinham pessoas por trás engajando esse movimento. Não era só a reação do público", desabafou a atriz.
"A novela, por mais que tenha esse lado de ser cansativo, a demanda é muito grande... ela também te proporciona a oportunidade de reinventar a personagem. Ao longo da novela tive a oportunidade de adaptar a Catarina, que era minha personagem, e ela terminou com aceitação enorme do público", concluiu Bruna, provando que do limão fez uma limonada.