Efeitos sonoros para simular risadas é algo tradicional em diversos programas humorísticos antigos - de "Zorra Total" a "Chaves". No entanto, tem uma sitcom que muita gente jura que abusa desse recurso, mas na verdade, era gravada com plateia: o clássico "Friends".
Mas nem sempre esse feedback do público era recebido com entusiasmo. Em entrevista ao podcast "Conan O'Brien Needs a Friend", a atriz Lisa Kudrow revelou que ficava irritada quando as risadas da plateia demoravam muito e atrapalhavam a gravação.
"Não era uma resposta honesta, sabe? E isso me irritava, porque uma risada longa demais atrasava o timing do restante do episódio. Há outras falas para serem gravadas! Às vezes eu olhava para a plateia se achava que eles estavam exagerando, tentava comunicar com os olhos a minha irritação. Ficava realmente brava", admitiu a intérprete de Phoebe Buffay.
Lisa explicou que, ao contrário de uma peça de teatro, em um programa de TV, os atores não estão a serviço da plateia. Há fatores, como continuidade e marcação, que podem ser atrapalhados com muita interferência do público.
"Uma série de TV não é feita para um público ao vivo, é feita para os espectadores. Estamos servindo a essas pessoas. Se fosse uma peça de teatro, bom, então podem rir o quanto quiserem! Eu vou arranjar alguma coisa no palco para a minha personagem fazer, está tudo bem. Mas agora estamos filmando e eu estou parada ali... Às vezes você fica constrangida, e dá um aceno para a plateia com a cabeça. É horrível", confessou.
Já quando as cenas precisavam ser gravadas diversas vezes a pedido dos diretores, o público sequer ria na versão final por já ter visto o diálogo incessantemente. Mas a edição dava um jeitinho... "Funcionava da primeira vez! Eu sabia que eles iam pegar a risada gravada no primeiro take e mover para o take que eles escolheram, e enquanto isso estávamos lá sofrendo porque ninguém estava rindo das nossas piadas", contou Lisa.