Sonia Braga está processando a TV Globo pela reprise da novela "Dancin' Days", no Viva. O folhetim, que estreou em abril de 2014 no canal a cabo, bateu recorde de audiência e conquistou a liderança na TV por assinatura. De acordo com a coluna "Outro Canal", do jornal "Folha de São Paulo", a protagonista da trama de Gilberto Braga, que foi substituída na última semana pela novela "O Dono do Mundo", que vai estrear no Viva, cobra na Justiça o pagamentos dos direitos autorais conexos.
A atriz, que recentemente dedicou um prêmio internacional de cinema a José Wilker, entrou com uma ação contra a emissora na 10ª Vara Cível do Rio de Janeiro. Ela cobra, entre outras coisas, uma indenização, já que a novela foi ao ar sem que a rede a procurasse para lhe pagar pelos direitos de imagem, em valores atualizados. Sonia, assim como outros artistas, liderados por Antonio Fagundes, entende que o Viva é um canal à parte da Globo e, mesmo pertencendo a Globosat, deve remunerar atores por suas exibições, com o pagamento dos direitos conexos.
Para termos de comparação, quando uma novela é vendida para o exterior, os atores recebem da Globo entre 5% e 10% do valor pago na época da primeira exibição. Sonia e a TV Globo não comentam o assunto. Já o canal Viva afirma que licencia conteúdos da emissora carioca e de outras produtoras nacionais e internacionais, e que esses fornecedores é que são responsáveis pelo pagamento dos direitos a seus contratados.
Atriz e emissora já se estranharam antes
Em 2013, Sonia Braga e a TV Globo já tiveram problemas para entrar em um acordo. A atriz foi convidada para fazer uma participação na novela "Salve Jorge" mas, por conta de muitas exigências, acabou ficando de fora. A autora da trama, Glória Perez chegou a confirmar em seu Twitter que Sonia entraria na trama após passagem de tempo.
A última participação da atriz no canal foi no seriado "Tapas e Beijos", ao lado de Andréa Beltrão e Fernanda Torres, em 2011, e na novela "Páginas da Vida", em 2006. Nos últimos anos, ela tem se dedicado à carreira internacional.
Novela pode ganhar remake em breve
O autor do grande sucesso da trama de 1978, Gilberto Braga já revelou que pretende fazer uma nova versão da novela. Para o papel principal, ele disse que gostaria de contar com a atriz Camila Pitanga para ser protagonista do remake, repetindo a parceria de "Paraíso Tropical", em 2007.