A TV Globo cancelou a exibição do "Profissão Repórter" desta terça-feira (07) após as críticas por conta da cobertura das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. O programa mostraria a preparação de fãs de Madonna para o show realizado no último sábado (04), na Praia de Copacabana.
A informação foi revelada pelo site Notícias da TV. Segundo fontes do portal, diretores da emissora julgaram que não seria de bom tom exibir um programa em tom festivo em meio à catástrofe climática que assola o estado.
Nesta terça-feira (07), o "Jornal da Globo" terá mais tempo na programação para a cobertura em tempo real da situação do estado. Enquanto isso, a equipe do "Profissão Repórter" está no Rio Grande do Sul para gravar um novo episódio sobre a tragédia, que deve ir ao ar já na próxima semana.
O especial sobre Madonna não vai ao ar na TV aberta, mas estará disponível no Globoplay. Com a urgência de exibir o programa sobre a situação do povo gaúcho na próxima semana, a pauta do show já estaria ultrapassada no dia 21, por isso, o episódio ficará restrito ao streaming.
Em nota enviada ao Notícias da TV, a Globo confirmou a informação. "A programação local foi modificada desde a semana passada por conta da cobertura das enchentes. Todos os telejornais estão fazendo ampla cobertura dos acontecimentos", disse a emissora.
A decisão da Globo pode ter sido influenciada pelo episódio do "Fantástico", exibido no último domingo (05). Segundo informações da Folha de São Paulo, o dominical deixou a direção de jornalismo da emissora bem incomodada por ter dedicado pouco tempo à cobertura das enchentes no Rio Grande do Sul.
O show de Madonna, por exemplo, teve 8 minutos a mais de tela que a cobertura da tragédia, que ocupou 25 minutos do programa. Além disso, outras pautas menos urgentes - como o filme biográfico de Sidney Magal, que só estreia no dia 30 - foram ao ar, reduzindo a possibilidade de mais destaque ao momento de urgência que o estado vive.
Ainda segundo a Folha, o encerramento do "Jornal Nacional" no último sábado (04) também foi alvo de críticas. Os âncoras encerraram o noticiário em clima de alegria após uma reportagem sobre o show de Madonna, mas, internamente, a emissora reconheceu que o telejornal deveria ter finalizado de forma mais sóbria, em respeito aos caos que o povo gaúcho enfrenta.