Nos momentos finais de 'Alma Gêmea ', Serena (Priscila Fantin ) passará por uma mudança radical, o que custará sua vida. A jovem descobre que sofre com uma doença cardíaca, diagnosticada com sopro no coração e tem pouco tempo de vida.
A consequência dessa enfermidade ocorrerá no último capítulo da trama. Antes disso, Cristina (Flávia Alessandra ) dará um jeito de ficar com a fortuna de Rafael (Eduardo Moscovis). Enlouquecida, ela dará um tiro no mocinho, deixando o marido gravemente ferido.
"Eu não quero ir agora, eu não posso ir. Não quero ficar longe de você. Eu te amo", dirá o mocinho, em estado terminal, para Serena, que responderá. "Pode ir em paz, meu amor. Eu entendi, Rafael. O sopro no coração existe porque o meu coração não suporta te perder. Era esse o mistério. Agora eu sei qual é a minha missão"
"Eu voltei para te esperar e ir com você, meu amor. Juntos para sempre. Eu te amo", finalizará a personagem de Priscila Fantin. Na sequência, ela terá um infarto fulminante e morrerá ao lado de Rafael. Em seguida, 'Alma Gêmea' mostrará as várias encarnações do casal ao longo de séculos passados, como ciganos, escravos e freiras, por exemplo.
A Globo ainda não definiu uma data certa para o término de 'Alma Gêmea' no Vale a Pena Ver de Novo. No entanto, em conversa com o Purepeople, a equipe da trama revelou que o mês mais assertivo para os momentos finais é e outubro. Esse dado indica que ela terá menor duração comparado com sua primeira reprise no horário vespertino, que chegou a 145.