As novelas brasileiras sabem emocionar seu público, seja pelas boas histórias, cenas memoráveis, assim como diálogos e bordões marcantes. Porém, as mortes de personagens queridos remetem ao bom e velho saudosismo.
Sendo assim, o Purepeople listou 7 mortes emblemáticas das grandes novelas da TV brasileira. São elas:
Em 'Mulheres Apaixonadas ', exibida atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, a cena em que Fernanda (Vanessa Gerbelli ) e Téo (Tony Ramos ) são baleados comoveu os telespectadores. Dias depois, a agonizante morte da mãe de Salete (Bruna Marquezine ) fez o público chorar, pois no seu leito de morte ela conta para Helena (Christiane Torloni ) que Lucas (Victor Cugula) é seu filho.
A propósito, a Globo exibiu na íntegra o momento em que Fernanda é baleada, ou seja, sem cortes no período da tarde.
Após um turbilhão de emoções, Diná (Christiane Torloni) mantivera-se calma, pois o amor de Otávio (Antônio Fagundes ) abrandou seu coração na novela 'A Viagem '. No entanto, após a partida de sua mãe, dona Maroca (Yara Cortes) e seu amor, a empresária perdeu a vontade de viver. É quando ela reencontra a sobrinha Bia (Fernanda Rodrigues ), que estava desaparecida. A emoção foi tão grande que Diná não resistiu, morrendo nos braços da filha de Estela (Lucinha Lins).
Em 'Morde e Assopra', novela de Walcyr Carrasco , Dulce (Cassia Kis ) foi uma das personagens mais queridas, excepcionalmente interpretado por Cássia Kis, que deu vida à mulher simples que batalhou para formar o filho na faculdade de Medicina. Ao longo dos meses de exibição, Dulce, que sofreu com a rejeição do filho Guilherme (Klebber Toledo ) por ser pobre, morre na cama, vítima de câncer. O filho, por sua vez, pede perdão em seu leito de morte.
A primeira fase de 'Páginas da Vida' é marcada por muitas tristezas na vida de Nanda (Fernanda Vasconcellos ), como a rejeição do namorado, Léo (Thiago Rodrigues ) que não aceitara a gravidez, e da mãe, Marta (Lilia Cabral ). Após uma briga com a progenitora, Nanda é atropelada por um ônibus e levada em estado grave para o hospital onde Helena (Regina Duarte ) trabalha. Para salvar o bebê e Nanda, a médica realiza o parto às pressas, no entanto, a jovem não resiste aos ferimentos.
A dramática novela das seis de Walcyr Carrasco é conhecida pela morte dos protagonistas Rafael (Eduardo Moscovis ) e Serena (Priscila Fantin ). No último capítulo, a vilã Cristina (Flávia Alessandra ) dá um tiro no mocinho, que morre em seguida. Ao seu lado, a índia também não resistirá à perda do amado e morre em seus braços, considerando que as almas do casal estão conectadas.
Em seguida, Cristina morre em um incêndio dentro do quarto da mansão. A vilã será levada pelo demônio ao inferno.
A primeira fase de 'Além do Tempo' termina com a morte dos mocinhos Lívia (Alinne Moraes ) e Felipe (Rafael Cardoso ). Ciumento, Pedro (Emílio Dantas ) enfia uma espada no pescoço do galã e o desafia para uma luta. Felipe reage para se defender e, em meio à briga, Melissa (Paolla Oliveira ) aparece e empurra Lívia para o precipício. Desesperado, Felipe pula para tentar salvar seu amor, quando Pedro enfia novamente a espada em Felipe, que cai junto com sua amada no mar.
Maria Marruá (Juliana Paes ) é surpreendida por Lúcio (Erom Cordeiro ) no meio do mato. Sozinha, ela briga com o jagunço até o final, quando a arma dispara. Juma (Alanis Guillen ) corre em direção à mãe após ouvir os disparos, mas a encontra sem vida. Muda (Bella Campos), que acompanha de perto os momentos de agonia, se emociona com o fim da personagem de Juliana Paes.