No último capítulo de 'Alma Gêmea ', Rafael (Eduardo Moscovis ) colocará sua vida à prova para salvar Serena (Priscila Fantin ) da morte. Tudo acontecerá no momento em que Cristina (Flávia Alessandra ) invadir a mansão para buscar as joias de Luna (Liliana Castro). Desesperado, o botânico entrará em sua casa para salvar a mocinha. "Já perdi meu amor uma vez, não perderei outra", dirá ele.
Inicialmente, Rafael chegará acompanhado do delegado, e ouvirá de Olívia (Drica Moraes ) que Serena está sob a mira da arma de Cristina. O delegado resolverá invadir a casa com os policiais, mas Rafael declarará que vai entrar no local sozinho. "Eu não quero correr o risco de Serena levar um tiro", afirmará ele.
Agnes (Elizabeth Savalla) insistirá para que o rapaz não entre na mansão sem ajuda de uma escolta, mas o personagem de Eduardo Moscovis se mostrará irredutível. "Já perdi o meu grande amor uma vez, não perderei outra. Nunca mais quero ficar longe da minha alma gêmea", responderá, com firmeza.
Durante as negociações, Ivan (Thiago Luciano) se decepcionará com Cristina ao pedir para que ela libere Serena e vão embora juntos, mas a vilã dirá que o fez de bobo e não sairá do local. O irmão de Zulmira (Carla Daniel) resolverá se entregar para a polícia.
Já Rafael resgatará Serena, mas nos últimos momentos, Cristina tentará disparar contra ela, mas o empresário se colocará na frente da amada e receberá o tiro em seu lugar. Na sequência, Serena morrerá após um ataque fulminante no coração.