José Mayer recebeu alta após ser internado com um sangramento interno. Para o ator de 73 anos, o problema de saúde foi causado pela denúncia de assédio sexual movida contra ele nos bastidores da Globo, em 2017. Longe da TV, o veterano detalhou o seu diagnóstico em uma conversa com a produção de Sonia Abrão.
"O que eu tive foi um recidiva da doença autoimune que surgiu em mim por ocasião daqueles nefastos acontecimento de 2017, quando optei pelo silêncio e pelo abandono da minha profissão de ator antes de completar meus 50 anos de carreira", explicou.
Em mensagens de texto que foram compartilhadas pela apresentadora do "A Tarde É Sua" no Instagram, José Mayer refletiu sobre ser símbolo machista.
"Eu, que me tornei uma espécie de 'símbolo' do velho homem machista pela repetição de tantos personagens com este perfil, acabei virando um alvo um tanto óbvio, mas concordo que a reconstrução de novos valores da masculinidade é, sim, uma necessidade de novos tempos", disse.
Após a denúncia da assistente de figurino Susllem Tonani, que relatou em março de 2017 que José Mayer teria a assediado durante as gravações de "A Lei do Amor" (2016), o ator não voltou mais a fazer novelas. Em abril de 2017, ele admitiu que errou em carta que foi lida no "Jornal Hoje" e pediu desculpas por sua atitude. O artista deixou a Globo em dezembro de 2018, quando o seu contrato terminou. Desde então, está recluso com a família.