A estilista Su Tonani, de 28 anos, decidiu se pronunciar a respeito da acusação de assédio contra José Mayer, na última quinta-feira (30), no blog "Agora É Que São Elas", do "Jornal Folha de S. Paulo". Com o título "José Mayer me assediou", a stylist deu detalhes do abuso que ocorreu no período que trabalhava com o intérprete do Tião, da novela "A Lei do Amor". "A primeira 'brincadeira' de José Mayer Drumond comigo foi há 8 meses. Ele era protagonista da primeira novela em que eu trabalhava como figurinista assistente. E essa história de violência se iniciou com o simples: 'como você é bonita'", relembrou.
Em outra passagem, a estilista relembrou algumas das "cantadas" que chegou a receber do veterano, elogiado nos bastidores por Bruna Hamú. "Trabalhando de segunda à sábado, lidar com José Mayer era rotineiro. E com ele vinham seus 'elogios'. Do 'como você se veste bem', logo eu estava ouvindo: 'como a sua cintura é fina'." No texto, Tonani ainda relatou outras frases com cunho sexual ditas pelo galã.
Tonani frisou que alertou Mayer de suas atitudes e que pretendia conversar com o RH sobre o comportamento inadequado do veterano, que negou a fama de galã. "Foram meses envergonhada, sem graça, de sorrisos encabulados. Disse a ele, com palavras exatas e claras, que não queria, que ele não podia me tocar, que se ele me encostasse a mão eu iria ao RH. Foram meses saindo de perto. Uma vez lhe disse: 'você é mais velho que o meu pai. Você tem uma filha da minha idade. Você gostaria que alguém tratasse assim a sua filha?'", escreveu.
A stylist relatou que, em fevereiro, Mayer tocou em sua genitália na frente de duas outras profissionais no camarim. "Ele colocou a mão na minha b... e ainda disse que esse era seu desejo antigo. Elas? Elas, que poderiam estar eu meu lugar, não ficaram constrangidas. Chegaram até a rir de sua 'piada'. Eu? Eu me vi só, desprotegida, encurralada, ridicularizada, inferiorizada, invisível. Senti desespero, nojo, arrependimento de estar ali. Não havia cumplicidade, sororidade."
Tonani relatou que se afastou de Mayer após o abuso. O ator, no entanto, ameaçou tocá-la novamente ao perceber que ela evitava contato. "'Vaca', ele gritou. Para quem quisesse ouvir. Não teve medo", relembrou. Depois do episódio, a figurinista procurou o RH da TV Globo para denunciá-lo e a emissora prometeu tomar as medidas necessárias. "Falo em meu nome e acuso o nome dele para que fique claro, que não haja dúvidas. Para que não seja mais fofoca. Que entendam que é abusivo, é antigo, não é brincadeira, é coronelismo, é machismo, é errado. É crime. Entendam que não irei me calar e me afastar por medo."
Su Tonani trabalha como figurinista há 5 anos e é responsável pelos looks de Nathalia Dill, Bela Gil, Marcos Veras, Julia Rabello e Letícia Colin, atualmente no ar na novela "Novo Mundo". "Comecei com a Nathalia Dill, que era minha amiga e estava querendo mudar de stylist, e hoje tenho outros nomes de gente que amo. Gosto de trabalhar com quem eu gosto", contou em entrevista ao site da jornalista Heloisa Tolipan.
(Por Tatiana Mariano)