O estilo de Xuxa Meneghel marcou gerações, ditou moda e conquistou uma legião de admiradores ao longo dos anos. Como a fruta não costuma cair longe do pé, uma das maiores fãs dos looks exibidos pela eterna rainha dos baixinhos é a própria filha, Sasha. A apresentadora - que voltou às passarelas em evento da marca que a lançou em desfiles de moda - afirma que a estudante "roubou" algumas peças de seu acervo pessoal e levou para Nova York: "Ela ficou apaixonada!"
Xuxa já disse ser adepta a produções funcionais, com volume e brilho, para apresentar o "Dancing Brasil" em recente entrevista ao Purepeople. Parte dela a decisão sobre as peças que irá vestir diante das câmeras ou em eventos - diferentemente de quando faz trabalhos como modelo. A artista até pede a opinião da filha em algumas ocasiões, mas revela que são alguns itens do seu acervo pessoal que conquistaram a estudante de moda. "A Sasha 'roubou' o que eu tinha da marca no meu acervo e levou lá para Nova York. Fazer o quê, né? Ela ficou apaixonada!", entrega ela, citando a grife responsável por várias peças icônicas do seu figurino nos anos 90.
Neste mês, a apresentadora viu a filha estrear nas passarelas como destaque para uma grife de beachwear e notou algumas diferenças em relação à época em que desfilava profissionalmente. "Vi mulheres gordas, magras, mais velhas, bem novas e trans no desfile da Sasha", destaca a loira, animada com a variação presente na passarela: "Todas as tribos são bem-vindas". Xuxa se mostra animada ao perceber que a força do padrão estético de mulher magra e alta está perdendo o protagonismo e destaca o que considera mais relevante: "Você tem que ter atitude". Sobre a experiência de relembrar os tempos de modelo, brincou sobre sua performance e garantiu não ter sentido pressão: "Vou deixar isso para a Sasha. Se a minha filha quiser desfilar e fotografar, ela tem todo o direito. Ela tem idade, cara e corpo para isso."
Já faz algumas temporadas que peças inspiradas nos anos 80 voltaram com tudo para o guarda-roupa das fashion girls. É que mangas bufantes, maquiagens supercoloridas e peças bem estruturadas têm sido as queridinhas dentro e fora das passarelas. Para ela, o motivo por trás do retorno da estética característica à época é a valorização da mulher e da moda. "Os anos 80 estão na cabeça de quem faz moda, de quem acompanhou as tendências e vê as coisas acontecendo", comenta. "Sempre vai e volta. Seja no cabelo, na maquiagem ou na estampa."
(Por Bruna Vilar)