Já comentamos por aqui que os anos 80 estão sendo valorizados nas passarelas. A maison francesa Louis Vuitton, por exemplo, fez todo o seu desfile da coleção cruise inspirado na década e trouxe de volta modelagens como o balonê, muita cintura marcada e volumes estratégicos. A moda parece ter agradado às fashionistas, que já estão adotando o estilo em seus looks de street style. Pelo menos é o que estamos vendo nas escolhas das convidadas da Semana de Alta-Costura em Paris. O evento, que está rolando na capital francesa esta semana, apresenta as coleções mais exclusivas de algumas das grifes mais tradicionais do mundo. Já desfilaram, por exemplo, a Dior, que apostou em uma coleção quase toda composta de vestidos pretos, e a Chanel, com um desfile que homenageou os clássicos da marca.
No street style o look de vestido bem curtinho, mais ajustado ao corpo e com cintura marcada foi um dos favoritos das influencers e fashionistas. O campeão de escolhas é o vestido em veludo preto com mangas amplas, que traz muitas referências dos anos 80 em uma peça só. Os looks assim foram, também, hits nas passarelas do inverno 2019 e seu uso pelas mulheres da primeira fila só prova que a tendência agradou.
As influencers brasileiras, que estão entre as mais seguidas do mundo, não ficaram de fora da onda e apostaram também no visual em estilo anos 80. Camila Coelho, por exemplo, que é habitué das semanas de moda europeias, apostou em um look de alfaiataria estampado, com mangas superamplas e e microcomprimento. Já Lala Rudge apostou nos paetês para conferir o desfile de Alexandre Vauthier (o designer, aliás, costuma criar sempre coleções com um pé nos anos 80). Amarelo, o look de Lala traz também assimetria e babados. Também de look amarelo, mas um pouco mais clean, Helena Bordon apostou em um modelo curtinho em vinil da Versace e arrasou em elegância e sensualidade.
Além das mangas amplas, os babados também fazem parte dessa onda anos 80 que estão invadindo a moda. A tendência dos tecidos em camadas pode fazer parte de looks boho e românticos, mas é nos anos 80 que o recurso encontra todo o seu potencial e cria looks para lá de exuberantes. O estilo foi a escolha da influencer italiana Chiara Ferragni para prestigiar o desfile do designer italiano (e rei do babado!) Giambattista Valli. Confira todos os vestidos curtinhos em nossa galeria para se inspirar!
(por Deborah Couto)