As gravações dos curtas-metragens que compõem o filme "Rio, Eu Te Amo" estão a todo vapor. No último final de semana, Roberta Rodrigues e Tonico Pereira gravaram no Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, um dos episódios da produção. Na história, Tonico vive um garçom de meia-idade que monta um piquenique para seduzir a personagem de Roberta, uma moradora da comunidade por quem ele é apaixonado.
O curta foi dirigido pelo sul-coreano Im Sang-Soo, que já concorreu duas vezes à Palma de Ouro no Festival de Cannes ("A Empregada" e "O Gosto do Dinheiro"). Foi o próprio cineasta quem escreveu o roteiro e escalou Tonico e Roberta para interpretar os amantes na produção.
"Gostei muito da favela porque senti uma atmosfera com muita energia. Me lembrou a época em que cresci na Coreia do Sul. Apesar de ser uma loucura, parecer que não tem uma ordem, as pessoas se esforçavam muito para criar uma comunidade e fazê-la funcionar", disse ele.
No final de agosto, o diretor australiano Stephan Elliot ("Priscilla, a Rainha do Deserto") gravou no Pão de Açúcar um curta com Ryan Kwanten (o Jason Stackhouse da série "True Blood") e Marcelo Serrado. A história conta a trajetória de afinidade de dois amigos ao escalarem o costão do cartão-postal carioca.
No início do mesmo mês, Carlos Saldanha ("Rio" e "A Era do Gelo") foi o primeiro a gravar um curta para "Rio, Eu Te Amo". Ambientada no Theatro Municipal, a trama conta a história de amor entre dois bailarinos, interpretados por Rodrigo Santoro e Bruna Linzmeyer.
No total, onze diretores (seis estrangeiros e cinco brasileiros) vão colaborar com "Rio, Eu Te Amo". Além dos já citados, também estão na lista, Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), José Padilha ("Tropa de Elite"), Andrucha Waddington ("Os Penetras"), o mexicano Guillermo Arriaga (roteirista de "Babel" e "21 Gramas") e a libanesa Nadine Labaki ("Caramelo" e "E Agora Onde Vamos?").
Com previsão de lançamento para 2014, "Rio, Eu Te Amo" integra a franquia "Cities of Love", criada pelo diretor, roteirista e produtor francês Emmanuel Benbihy. O projeto homenageia em filmes grandes cidades do mundo e foi iniciado em 2006 com "Paris, Je T'Aime". Em 2009, foi a vez de "New York, I Love You". Há planos para versões em Xangai (China), Berlim (Alemanha), Nova Orleans (EUA), Bombaim (Índia) e Jerusalém (Israel).