"Ainda Estou Aqui", longa protagonizado por Fernanda Torres - que desistiu de participar de "Vale Tudo" - e forte candidato ao Oscar 2025, estreou nesta quinta-feira (7) em todo o Brasil. Um detalhe especial da produção chamou a atenção dos internautas: o trabalho minucioso de recriação das fotografias originais da família Paiva com os atores. No X, antigo Twitter, muitos usuários ficaram impressionados com a semelhança das poses e expressões dos artistas que interpretam os personagens que enfrentaram a brutalidade da ditadura militar brasileira.
Dirigido por Walter Salles, o filme narra a trajetória da família Paiva, que passou pelos horrores da ditadura após o desaparecimento do patriarca, Rubens Paiva. Ao longo da trama, algumas fotos antigas dessas pessoas são mostradas. O mais interessante é que nenhuma foi alterada digitalmente ou feita "de qualquer jeito": todas foram capturadas com uma câmera analógica, complementadas por um trabalho incrível de pós-edição! Créditos, também, aos atores que recriaram com precisão as expressões e poses dos "verdadeiros" envolvidos.
"O analógico tem um efeito poderoso porque evoca nostalgia. Quando vemos algo por uma lente antiga, tendemos a identificar aquilo como uma memória automaticamente. A direção de fotografia desse filme é simplesmente sensacional", avaliou um perfil no X. "Cara, é a primeira vez que vejo um filme capturar tão bem a essência das fotos antigas. Se eu não tivesse lido o tweet, teria achado que eram fotos reais dos anos 70", comentou outro. "Nem percebi que eram atores! Tô chocada", constatou outra pessoa.
A precisão e a sensibilidade com que essas imagens foram recriadas explicam o sucesso e a tamanha repercussão online! Não são apenas os cenários e roupas que impressionam, mas também as expressões, poses e a energia de uma família unida em um dos momentos mais dolorosos de sua história... Walter Salles, já conhecido por seu olhar poético e compromisso histórico, simplesmente acertou em cheio ao trazer essas cenas, que criam uma forte conexão com o público. Cheirinho de Oscar, hein...
Protagonizado por Fernanda Torres e com participação de Fernanda Montenegro - única brasileira indicada na premiação renomada internacional até hoje -, o longa mergulha na história de Eunice Paiva e seus filhos após o desaparecimento e assassinato de Rubens Paiva pela ditadura. Inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui" é, acima de tudo, um relato sobre resiliência e memória. Essas fotos recriadas nos fazem lembrar da importância de revisitar o passado, não só para entender a história, mas para honrar aqueles que a viveram.